sábado, abril 22, 2006

MAIS DE MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA SERVINDO DE REFEIÇÃO PARA FUNGOS E TRAÇAS!!

Foto do Pres. Juscelino Kubitschek em sua posse.


O título é estranho e choca!Vai te chocar mais ainda,pois se trata de 23 milhões de imagens,entre fotos em papel,cromos,telefotos e coleções antigas da revista "Manchete" e de outras revistas do grupo Bloch:Fatos & Fotos,Ele & Ela, Desfile e Pais & Filhos.
Li sobre isso no JB do último dia 18.Fiquei triste!A Manchete marcou a minha infância e,com certeza,marcou vidas inteiras.
O jornal informou errado:o galpão onde estão guardados os documentos não fica em Vigário Geral,mas em Vista Alegre,na Estrada da Água Grande.
Um filme passou em minha mente!Lembrei-me das Fatos & Fotos,com coberturas de carnavais,posses de presidentes,falecimentos de figuras ilustres...Lembrei-me também das Pais & Filhos que meus pais compravam e liam com carinho!E nunca vou me esquecer do sorriso de minha mãe ao fazer as receitas da Cozinha Desfile.
Mas,de tudo isso,o que mais me marcou mesmo foram as inúmeras vezes em que fui às gravações do programa Clube da Criança,apresentado por Angélica e espiei as gravações de Kananga do Japão.
Chega de melodrama!!Serei fria(ou pelo menos,tentarei ser) e imparicial para informá-los!
As imagens estão vedadas aos pesquisadores,estudiosos,escritores e ao público em geral e por conta disso,não é possível arrecadar dinheiro pelo uso das imagens,como por exemplo,uma foto do Pres. Juscelino Kubitschek dentro de um mirage.
O ex-diretor da Manchete Roberto Muggiati está preocupado com esta situação:"trata-se de um patrimônio que não deveria ficar restrito à guarda da massa falida.São imagens que deveriam ser tombadas e preservadas para as gerações futuras(...)O material é altamente perecível e está se perdendo".
César Tomásio,que trabalhou durante 41 anos no grupo Bloch/Manchete chegou a se emocionar:"(...)O calor,a poeira,os fungos e as traças estão acabando com tudo.Existem lá imagens que são parte da História do mundo.Fotos do milésimo gol de Pelé,um "flagra" de Jackie O. nua numa praia,a passeata dos 100 mil,entre outros".
Ninguém pode entrar nos galpões.Três porteiros e um segurança ficam de guarda.A entrada só é permitida através de ordem judicial.A juíza Maria da Penha Victorino,que concedeu a guarda dos documentos a Walter Soares(síndico de massa falida),afirma que a permissão tem que partir dele!Já Walter afirma que cabe a juíza permitir ou não a entrada.

Nenhum comentário: