segunda-feira, maio 29, 2006

Para quem acha que a vida se resume ao vestibular-Parte II


Na primeira parte,mencionei que,infelizmente, a arte tem sido deixada de lado nas escolas,sendo considerada supérflua.Os pais,por sua vez,também não reivindicam a inclusão dos ensino de arte nas escolas,pois pensam que o importante é saber Português e Matemática.
Li um artigo no caderno "Educação",da Folha Dirigida,publicado em 21/03/2006,que se chama"Jovens talentos da Música".Fala sobre crianças que,desde muito pequeninas,se dedicam ao estudo de música clássica.E como música é arte,cabe a mim ressaltar alguns pontos importantes do referido artigo.



"A MÚSICA É A REVELAÇÃO SUPERIOR A TODA A SABEDORIA" (LUDWIG VAN BEETHOVEN)

Segundo pesquisas universitárias,o aprendizado da música aumenta o rendimento do aluno em outras disciplinas,sem contar que é mais uma opção para o aluno,é um "algo mais" que o aluno irá aprender,além das matérias seculares.Vemos tanta indisciplina nas escolas,tantos alunos que não gostam de estudar...E se eles pudessem se expressar,falar o que pensam?E se pudessem tocar uma flauta,um violão,pintar um quadro,dançar?É desse jeito,com estímulo,dando voz aos alunos,que se pode descobrir novos talentos(e por quê não,dentre os alunos bagunceiros?)
Os pais e professores devem perceber que as crianças e os jovens precisam aprender outro tipo de linguagem,além das que já são vistas na escola.A arte estimula a sensibilidade,a criatividade e a concentração.
E para os pais que não acreditam nos benefícios de se aprender música,aí vai o recado:a música estimula o raciocínio matemático.Ou seja,o aluno vai aprender Matemática(matéria vista pelos pais como sendo importantíssima),com mais tranquilidade e facilidade.
O aprendizado da arte,mais precisamente da Música(que foi o tipo de arte que resolvi enfocar aqui),é fundamental para o desenvolvimento da disciplina nos jovens. "Aquele aluno familiarizado com a música desde cedo,tem a questão da disciplina como organização para sua própria vida",afirma José Assunção,professor da Escola de Música Villa-Lobos.
Para finalizar,acho que não preciso dizer mais nada para argumentar sobre a importância de ser aprender arte na escola.São inúmeros os benefícios.Inclusive,há na Internet,um abaixo-assinado,onde vários professores fazem uma solicitação para fazer valer o que consta na lei,que é o ensino obrigatório de arte em todas as escolas.
Vamos deixar,pois,de pensar que escola boa é aquela onde o aluno faz prova toda a semana,faz simulado uma vez por mês,aquela que só prepara para o vestibular...Escola boa é aquela onde o aluno tem voz,pode se expressar artisticamente,que prepara o aluno para a vida,para ser um cidadão!

DEFINITIVAMENTE,A VIDA ESCOLAR NÃO SE RESUME AO VESTIBULAR!!!

4 comentários:

Soneca disse...

oi, vim dar uma olhadela ao teu blog. parece q a tua idade n corresponde à tua maneira de estar e provavelmente nem à maneira de sentir as coisas e as situações que tens vivido. como eu, a idade nem sempre reflecte as nossas vivências. enganaste-te, 25 anos

Anônimo disse...

Gabi... seu blog realmente é um espaço maravilhoso para debates de temas importantes e atuais! vc está de parabéns!

Anitche disse...

eu ainda vou realizar um sonho: entrar para a aula de canto!!!

beijos,

Anitche disse...

Oi, Gabriela,

Eu me formei em Letras-Tradução na UnB em 1996 (Inglês) e em 1997 (Francês). Fiz meu mestrado em Lingüística - terminei em 2000. Depois trabalhei por dois anos e meio como contrato temporário no Ministério da Cultura, e em 2003 fiz o concurso para gestor governamental. Trabalho na Escola fazendária do Ministério da Fazenda.

Beijos e bom domingo,

Aninha (Amo Letras)