domingo, abril 22, 2012

O analfabetismo artístico do brasileiro


      Estou de volta,depois de um longo "jejum" de escrever. Problemas no trabalho me deixaram sem tempo e sem inspiração.Tenho andado bastante indignada e frustrada com algumas questões. Uma delas,a que abordarei nesse texto,é o analfabetismo artístico do povo brasileiro.
      Recentemente, estive no cinema assistindo ao filme iraniano "A Separação", vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2012. Não pretendo aqui contar a vocês sobre o que se sucede no filme,visto que gostaria muito que fossem assisti-lo. Nem preciso dizer que o filme me tocou bastante,pelo seu enredo( que engloba questões políticas,morais e religiosas),mas fiquei chocada quando,ao entrar no banheiro do cinema,ouvi duas senhoras "muuuuuuito distintas" dizendo a seguinte frase:

                                           "Não entendi nada do filme!"


      O porquê do meu espanto deve-se a diversos fatores,mas principalmente o fato de o cinema em questão se localizar no bairro de Botafogo,Zona Sul do Rio,área onde a população possui um poder aquisitivo mais elevado e também alto nível de instrução e,além disso, o tipo de pessoa que se interessa em ver um filme iraniano tem,independentemente do poder aquisitivo,uma percepção de cinema mais apurada,ou seja,não se prende aos "pipocões hollywoodianos" que são exibidos na grande maioria dos cinemas da cidade.
     


                                 
                                                          Trailler do filme "A Separação"




        Nossa "política educacional" (se é que temos uma decente...) enfatiza muito o ensino de Português e Matemática.Isso é fácil de se constatar: excetuando-se essas duas disciplinas,que possuem 6 tempos semanais,as demais possuem apenas 2 tempos e disciplinas como Artes,Filosofia e Sociologia,na maioria das vezes,possuem apenas 1 tempo de aula cada uma. As avaliações diagnósticas de prefeituras e governos estaduais só privilegiam os conteúdos de Português e Matemática. Não estou aqui dizendo que ambas não sejam importantes,MAS SERÁ QUE SÓ ELAS IMPORTAM??? E POR QUE NOSSOS ALUNOS SAEM DA ESCOLA ANALFABETOS FUNCIONAIS E NÃO SABEM FAZER AS 4 OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA???? OU SEJA,NÃO ADIANTA NADA ENFATIZAR TANTO ESSAS DUAS DISCIPLINAS EM DETRIMENTO DAS OUTRAS! A SAÍDA NÃO É ESSA!

                     


           MAS ONDE EU QUERO CHEGAR COM ISSO????




     Quero dizer que tanto esforço em formar cidadãos "catedráticos" na língua-mãe e "feras" nos números tem sido em vão,porque a meu ver o ensino das outras disciplinas também contribui para a aprendizagem de                       Português e Matemática.

                       
                  MAS E O CINEMA NESSA HISTÓRIA TODA???




      Embora alguns não concordem, CINEMA É ARTE! Nosso povo,por questões culturais e educacionais,não é estimulado a pensar em arte! Estamos muito acostumados com os filmes norte-americanos,cheios de efeitos especiais,enredos batidos,de fácil assimilação. Não temos os hábito de pensar,ao ver um filme, em questões políticas e religiosas,por exemplo. ALÉM  DISSO, A MAIORIA DOS BRASILEIROS ACHA QUE CINEMA É PRA RIR! Quantas vezes estive dentro de um cinema vendo um filme de drama e tinha gente rindo! RIEM PORQUE SIMPLESMENTE NÃO O ENTENDEM! Nosso povo não vê "graça" em ir a museus, teatros,exposições de artes plásticas,em ouvir boa música, em ler...


                  "PRA QUE ESTUDAR ARTES?"


            "PRA QUE ESTUDAR LITERATURA?"


            "PRA QUE ESTUDAR SOCIOLOGIA?"


            "PRA QUE ESTUDAR FILOSOFIA?"


      Ouço essas frases-questionamentos diariamente,vindo de alunos e também de pessoas por aí,pelas ruas. Pensar,refletir, dói muito,meus caros!
 
      É papel da escola e da família(EMBORA ISSO RARAMENTE ACONTEÇA!) estimular os alunos a lerem,a irem a museus,teatros...E isso independe da disciplina do professor.MAS ACHO FUNDAMENTAL O PAPEL DOS PROFESSORES DE ARTES,LITERATURA,SOCIOLOGIA E FILOSOFIA! INFELIZMENTE,SÃO DESVALORIZADOS PELOS GOVERNOS,QUE SÓ PENSAM EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA(e só querem ver o povo burro cada vez mais,para não contestá-los!),PELOS ALUNOS E PELO POVÃO,QUE NÃO VEEM "UTILIDADE" EM ESTUDAR ESSAS DISCIPLINAS! Ocorre que,muitos professores dessas disciplinas também não têm o hábito de ver filmes de arte,de ir a museus,teatros e de ouvir boa música!

                            


                               E COMO FICAMOS?




      Ficamos desse jeito:

- super valorização do funk;
- super valorização do rap atual dos Estados Unidos;
- ouvindo frases do tipo: "Por que eu tenho que aprender quem foi Portinari?",etc.
-analfabetos funcionais da língua portuguesa;
-analfabetos numéricos;



                                 ANALFABETOS ARTÍSTICOS!


       
         Admiro os colegas que utilizam artes plásticas,cinema,música e literatura em suas aulas.Aqueles que pensam "fora da caixinha",que fazem o aluno pensar!!!! EU SEI,NOSSOS ALUNOS SÃO RESISTENTES,MAS FAZEMOS NOSSA PARTE E ISSO É O QUE REALMENTE IMPORTA! Mas isso dá um trabalho!!! Mas quando vem a recompensa...é gratificante!

         A Filosofia é mãe de todas as disciplinas.Se ela fosse valorizada,tenho certeza de que nosso povo veria sentido em aprender um monte de coisas! Veria sentido em ir a um museu,em ler,em assistir a um filme iraniano,por exemplo,etc.

         Temos que erradicar o analfabetismo artístico no Brasil! Mas isso não é fácil! Mudar a mentalidade de um povo,ainda mais numa questão cultural de longa data,demora muito tempo,é trabalho de formiguinha! Se estivéssemos vivendo dias melhores, com certeza aquelas senhoras teriam compreendido o filme,AINDA MAIS SE LESSEM JORNAIS E REVISTAS OU ASSISTISSEM A BONS TELEJORNAIS,SABERIAM OS PROBLEMAS QUE O IRÃ ESTÁ ENFRENTANDO. Se não fossem analfabetas artísticas...


           
     Somente a arte irá nos libertar!



Por Gabriela Barbosa