segunda-feira, agosto 20, 2012

O outro lado que ninguém mostra!



  Na última sexta-feira, dia 17 de Agosto, eu assisti a uma reportagem na Rede Record (clique aqui para assistir!) sobre uma professora de português,acusada de agredir um aluno em uma escola na Taquara,Zona Oeste do Rio.A mãe desse aluno afirmou que a professora agrediu seu filho com três socos nas costas.Além disso,segundo a mãe,a professora costuma chamar outros alunos da turma de "vândalos","bichos" e "periguetes".De acordo com a reportagem, o aluno agredido estaria traumatizado com o fato,a tal ponto de não querer ir mais à escola.Após a exibição da reportagem, o apresentador do telejornal disse:


        "Professor é para educar e não para agredir! É para acolher os alunos e não para bater!"



Preciso comentar?!
                         


  Confesso: fiquei com nojo,com raiva de tudo isso! Não venho aqui defender a professora,mas posso afirmar com total conhecimento de causa que,para ela ter chegado ao ponto de agredir um aluno,COM CERTEZA ESSE ALUNO A TIROU DO SÉRIO! O problema é que,O OUTRO LADO DA HISTÓRIA,NINGUÉM MOSTRA! O ALUNO É SEMPRE MOSTRADO COMO "COITADINHO",COMO A GRANDE VÍTIMA DA SOCIEDADE!



                 Mas,e nós,professores?!



  Sim,nós estamos MUITO TRAUMATIZADOS com as nossas CONDIÇÕES DE TRABALHO,com nossos SALÁRIOS,mas principalmente,com o nosso PÚBLICO!Digo "público",pois incluo aí os pais dos nossos alunos.
  Nossos alunos,em sua maioria esmagadora,são o reflexo de suas famílias:agressivos,sem modos, falam muita sacanagem,coisas que o povão,que acha que o professor é o grande vilão da história,nem imagina! Cantam "funks proibidões",gritam enlouquecidamente dentro de sala de aula e tratam muito mal seus colegas,funcionários da escola e a nós,professores!
  Muitos professores estão à base de Rivotril,Frontal,entre outros ansiolíticos e antidepressivos para poderem aguentar tudo isso! Acordam ansiosos e apreensivos para irem trabalhar,preocupados com o que pode vir a acontecer (algum aluno ou pai os agredir ou se vai conseguir dar aula,por exemplo) e voltam pra casa,ora gratos a Deus por nada de ruim ter ocorrido,ora aos prantos porque muitas coisas ruins aconteceram.
  Gostaria que o outro lado da história fosse mostrado! Gostaria que algum veículo de comunicação de massa nos ouvisse,porque já estamos fartos desse "coitadismo" dos alunos e seus pais! Poxa, o professor estudou,se formou na faculdade,passou para os concursos públicos...para ficar doente?! Para ser o grande vilão? Enquanto isso, os "anjinhos" estão por aí juntos com seus amigos,brigando nas escolas,nas ruas,filmando tudo isso pra postar no You Tube,para se exibirem.Possuem muitos direitos e nenhum dever nessa sociedade!



    SOU A FAVOR DA PUNIÇÃO EM FORMA DE LEI PARA PAIS E ALUNOS QUE DESRESPEITAREM O PROFESSOR! OS PAIS TÊM MAIS É QUE SEREM PUNIDOS POR NÃO DAREM EDUCAÇÃO A SEUS FILHOS!

sexta-feira, agosto 17, 2012

O nerd das Humanas

   Quando se ouve a palavra "nerd",o que vem às nossas mentes? Um cara que é fera em Matemática,Física e Química,que é viciado em games e em tecnologia,que não tem vida social( embora esse traço já esteja mudando..) Mas, e aquele cara que é fera em línguas, História, Geografia, Filosofia, Sociologia,que é viciado em Literatura, que é "rato" de museus, teatros e cinemas? Que nome daríamos a ele?Poderíamos chamá-lo de "Nerd" das Humanas?!  


Ao ouvirmos a palavra "nerd",pensamos logo em caras como esses acima...






  ENTÃO TÁ! Pode ser! E como ele seria?

   O "nerd" das Humanas possui uma vida social agitada.Ele se comunica muitíssimo bem,tanto através da fala quanto pela escrita! SIM!!! Porque ele ADORA ESCREVER poemas,contos,crônicas e,quem sabe futuramente,uma peça teatral!? Ele está sempre nos melhores cinemas da cidade,sempre vendo um filme de arte.E depois da sessão,ele sai com os amigos e faz um debate sobre o filme.Mais tarde, ele vai postar no seu blog, Twitter ou Facebook,as suas impressões sobre o filme. SIM! O "nerd" das Humanas também usa a tecnologia, mas de uma forma diferente da dos típicos "nerds" que a maioria das pessoas conhecem: ele a usa,por exemplo, para baixar os clássicos das literaturas de diversos países,aqueles justamente que ninguém mais acha nas prateleiras das livrarias.Ele também baixa discos raros,pois é fissurado em música...mas apenas a música boa!Além disso,posta as fotos das suas viagens de turismo histórico e cultural,de lugares como São Paulo,Buenos Aires,Ouro Preto,etc.
   O "nerd" das Humanas é um romântico incurável e usa a sua inteligência na hora das conquistas.Ele sabe impressionar e,logo de cara,no primeiro encontro, convida a pessoa para ir a uma exposição ou ao teatro,sabe por quê? Porque ele quer CONVERSAR e na balada,fica difícil! Melhor ainda será se ele descobrir que a outra pessoa tem muitas afinidades com ele! A partir de então, haverão vários pretextos para se falarem e se verem: empréstimos de livros,filmes e CD's, uma ida a uma nova livraria, uma "voltinha" num centro cultural,só para citar alguns exemplos.
   O "nerd" das Humanas é,por excelência, aberto ao conhecimento e é um ávido por compreender a mente humana. Apesar de ser chamado de "nerd" das Humanas,ele é um curioso e,frequentemente,troca uma ideia com algum engenheiro ou médico,por exemplo,ou lê algo sobre Medicina,Física ou Exploração do Petróleo.Ele é super a favor da interdisciplinaridade e entende que as ciências e os conhecimentos das mais diversas áreas se complementam.Ele pode não ser bom nas chamadas "Exatas",porém não ignora a importância das mesmas!
   O "nerd" das Humanas é um cara que respira política.Ele,não necessariamente,é filiado a algum partido político,mas,de alguma forma,está lutando por um mundo melhor,mesmo nas pequenas coisas:não joga lixo nas ruas,não usa carro para se deslocar em curtas distâncias(prefere ir a pé ou de bicicleta), cultiva uma mini-horta,zela pela educação de seus filhos e está sempre de olho nas atuações dos políticos.
   

   Preste bem atenção!

  O "nerd" das Humanas não é melhor nem pior que ninguém. Ele está por aí,bem perto de você,mas muita gente nem repara nele! Infelizmente,para grande parte da sociedade brasileira,ser inteligente está diretamente ligado com ser muito bom nas ditas Exatas,pois somente essas ciências são vistas "com bons olhos" e prestígio pelo povo.Já ouvi muita gente falar(e já escrevi sobre isso aqui): "Pra que vou querer saber História,Literatura,Sociologia,Geografia,Filosofia...? E,pasmem,uma pessoa da minha família já disse uma vez que,caso fosse Ministro da Educação,tiraria do currículo escolar disciplinas como História e Geografia.


      "QUE BURRO! DÁ ZERO PRA ELE!"

  Gostaria que,um dia,os brasileiros dessem mais valor aos "nerds" das Humanas. Países como o Chile já o fazem! Prova disso deve-se ao fato de que os chilenos elegeram diversos historiadores como sendo "Os Maiores Chilenos de Todos os Tempos",em um concurso veiculado na mídia. Isso é reflexo da excelente educação e politização dos "hermanos".Por aqui,ser "apolítico" e não pensar é a lei!





Como é,afinal,a cara do "nerd" das Humanas? Alguém sabe?
                                                    



Dedico esse texto a todos aqueles que não são tão bons com os números,mas são brilhantes,sensíveis e românticos! Para aqueles que sonham em fazer um filme,subir num palco ou ainda,que sonham em escrever um livro!


Por Gabriela Barbosa