segunda-feira, dezembro 23, 2013

Belo Horizonte,sim!

       
                 As férias chegaram,finalmente! E eu estou cheia de planos para aproveitá-la da melhor maneira possível!
                 2013 foi um ano repleto de viagens maravilhosas e grandes aprendizagens! Já falei sobre a minha visita a Inhotim e agora, venho aqui compartilhar um pouco sobre a minha segunda vez em Belo Horizonte.E a segunda vez,como costumam dizer por aí,é ainda melhor!
           Os cariocas,em geral viciados em praia,acham que em Belo Horizonte,capital de Minas Gerais,não se tem "nada pra fazer"! A ausência do mar no local "assusta" muitos dos meus concidadãos,que não conseguem enxergar ,"além da praia" ,muitas outras coisas interessantes e divertidas para se fazer! Até parece que o Rio é só praia,mas isso é assunto para outro texto...
           Muitos até se lembram de que "BH é a terra dos bares",mas só fica nisso! Os mal informados simplesmente não sabem mesmo o que estão perdendo! Mas vou tentar,ao menos,mudar esse quadro.
           


Praça da Liberdade-Belo Horizonte
                             


          Estive,recentemente,pela 2ª vez na capital mineira! Posso lhes dizer que BH tem tanta,mas tanta coisa para se fazer,que eu não consegui fazer tudo o que eu queria (acreditem)! Para quem gosta de cultura (museus,centros culturais,teatro,cinema,etc),veio ao lugar certo! BH tem tudo isso e muito mais! Vamos começar pelo Circuito Cultural Liberdade, um complexo de museus localizado na Praça da Liberdade,no coração da cidade! Não tive tempo para visitar todos eles. Fui somente ao Espaço TIM UFMG de Conhecimento, ao Memorial Minas Gerais Vale e ao novíssimo Centro Cultural Banco do Brasil. Da vez anterior em que visitei a cidade,estive no Museu das Minas e do Metal,e lá me chamou a atenção a sua proposta tecnológica e sensorial para os visitantes! Nunca havia visitado um museu tão interativo como esse antes,que sabe bem juntar o passado com as inovações mais recentes da ciência e da tecnologia! Tenho cá pra mim que até mesmo aqueles mais resistentes às idas aos museus iria amar o Museu das Minas e do Metal.Além disso,é um ótimo programa para as crianças!  
            Mas...voltemos aos demais museus mencionados acima. 


Espaço Tim UFMG de Conhecimento



         Nessa minha 2ª ida a BH,comecei minha trajetória por museus e centros culturais no Espaço Tim UFMG de Conhecimento, que é um centro cultural voltado para as ciências (biologia, física e química). Nele, há também um planetário (que,infelizmente,por falta de tempo,não visitei!). Há uma exposição permanente, contando,de modo interativo, a origem das espécies,incluindo a humana. Há um espaço dedicado ao desenvolvimento sustentável e exibição de vídeos,ensinando experiências científicas que podem ser feitas em casa. Um programa ótimo para as crianças!
         

Memorial Minas Gerais Vale



         Visitei também o Memorial Minas Gerais- Vale,que dá ênfase às exposições de cunho regional, destacando,obviamente,a cultura e a história mineira. Quando estive lá (em outubro deste ano),estava em cartaz uma exposição sobre personalidades mineiras,tais como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Lygia Clark e o fotógrafo Sebastião Salgado. Nessa mesma exposição, havia salas dedicadas ao artesanato e à moda de MG,festejos populares, às famílias tradicionais mineiras, às artes modernas, à história da fundação de BH e aos periódicos do Estado. É importante ressaltar que,em cada sala de exposição, havia folhetos dentro de pequenas urnas,com explicações detalhadas sobre as obras exibidas. O visitante poderia retirá-los,lê-los e levá-los para casa. Isso é de suma importância,já que nem todos que ali vistam são,digamos, "iniciados" nas artes! É uma iniciativa muito bem-vinda,que deveria estar presente em TODOS os museus do mundo!
           Por fim,visitei o Centro Cultural do Banco do Brasil de BH, inaugurado em agosto desse ano. E,de cara, uma exposição sobre o grande escritor Fernando Sabino. Estava em cartaz também a exposição "Elles",que passou pelo CCBB do Rio no começo desse ano. A impressão que eu tive (posso estar equivocada) é a de que o CCBB mineiro é maior que o carioca! Lá dentro tem um café charmosíssimo! Comi pães de queijo recheados com muçarela de búfala,tomates secos e manjericão. Aprovadíssimo! 


Centro Cultural Banco do Brasil -BH

                           
Exposição Fernando Sabino- Centro Cultural Banco do Brasil -BH
                            



Café do CCBB-BH
                                           

                  E por falar em comida,visitei dois lugares ótimos,ambos no bairro de Santa Teresa,que,assim como o bairro homônimo carioca,também é boêmio. Um deles é o "Bolão,o Rei do Espaguete", o bar onde a banda Sepultura fez suas primeiras apresentações. Também visitei o "Petiskaldos". O primeiro oferece em seu cardápio uma variedade de petiscos como a batata frita gratinada com queijo (a escolher) e bacon. Também há refeições como o canelone de queijo com presunto e o frango à parmegiana. Já o segundo, oferece uma variedade de caldos: tem de estrogonofe (carne e frango), capelete, aipim,etc. Eles são servidos em pequenas panelas de barro.
           Para encerrar, que tal uma volta pela Lagoa da Pampulha?! Além de se exercitar e relaxar,é possível visitar lugares como a Catedral da Pampulha, a Casa Kubistchek, a Casa do Baile e o Museu de Artes da Pampulha,todas construções planejadas por Oscar Niemeyer.
           
Lagoa da Pampulha (à direita,Igreja da Pampulha)
                  



Casa Kubistchek
                             
                 
              Belo Horizonte tem muito mais museus, teatros,centros culturais e parques,que nem deu para visitar todos em poucos dias que por lá fiquei! Mas...é melhor assim! Desse jeito,todas as vezes em que eu for lá,não repetirei programas!


terça-feira, dezembro 03, 2013

Navalha na Carne

Por Jairo Barbosa*


*Devido aos últimos acontecimentos políticos no Brasil,postarei em meu blog um texto de autoria do meu pai antes do texto sobre turismo em Belo Horizonte.


Os escândalos envolvendo membros do PT ocorreram,em sua maioria,após 
o partido ter chegado ao mais alto poder e ter se transformado em um novo 
PMDB (o Partido Meeiro do Brasil),agrupando em suas fileiras políticos
"surfistas" e "paraquedistas",cujo lema é "estar aonde o poder está". O PT 
quebrou de vez dois dos diferenciais que tinha em relação aos demais: 
ideologia e ética.

           


     Fazendo alianças com Deus e com o Diabo,era de se esperar que mais 
dia,menos dia,alguma "bomba" explodiria. Infelizmente, a pior "bomba" da 
história do PT não foi detonada por nenhum "neopetista" deslumbrado com o 
poder,mas sim por "velhos companheiros".

     Nenhum eleitor petista e talvez nem mesmo os "não-petistas" jamais 
imaginariam que o pior escândalo da história do partido tivesse como 
protagonistas dois dos seus mais destacados membros,ambos orgulhosos 
com seus passados de lutas em defesa da democracia, da justiça e da 
liberdade. Afinal,ninguém é perfeito! Estamos sujeitos aos DEMÔNIO$ e às 
TENTAÇÕE$ a que foram submetidos os Srs. Jo$é Dirceu e Jo$é Genoino,mas 
as leis existem e a Justiça julga, liberta ou condena. Quem erra, TEM QUE 
SER PUNIDO,não importa se teve passado glorioso ou não.

      Sou um petista de primeira hora. Botei fé no partido desde a sua criação. 
Pela primeira vez, tínhamos no Brasil um partido oriundo das fábricas,dos 
sindicatos e fundado por trabalhadores e não por simpatizantes das causas 
trabalhistas. Botei fé e não me arrependi,mesmo tendo que "engolir sapos" 
como o Mensalão. Não concordo com a postura do partido e de parte do seu 
eleitorado no que se refere a esse episódio. O escândalo do Mensalão, 
apesar de manchar a história do PT,está dando ao partido a oportunidade de 
limpar essa sujeira e reerguer-se das cinzas; mas,para isso, é preciso passar 
a navalha na própria carne, reconhecendo que dois dos seus membros deram 
passos em falso e a decisão do Supremo Tribunal Federal está correta,ao 
invés de ficarem fazendo manifestações em frente às câmeras de TV e 
penitenciárias em apoio à pessoas que não tiveram escrúpulos nem respeito 
ao partido nem às suas próprias histórias de vida. Quem sabe se,agindo 
assim, o partido consiga resgatar o seu passado, trazendo de volta o velho 
PT ideológico e ético?



                   



PS: Genoino, pare de ficar alegando problemas de saúde para fugir do xilindró. Na hora de botar as mãos na "bufunfa", você alegou algum problema de saúde? Você estava doente? Se você realmente está doente,sabia que a sua doença tem cura. Ela foi provocada pelo vírus da corrupção e a vacina indicada chama-se CADEIA. Doente mesmo está o povo brasileiro,tendo que respirar o ar fétido desse mar de lama.