segunda-feira, maio 29, 2006

Para quem acha que a vida se resume ao vestibular-Parte II


Na primeira parte,mencionei que,infelizmente, a arte tem sido deixada de lado nas escolas,sendo considerada supérflua.Os pais,por sua vez,também não reivindicam a inclusão dos ensino de arte nas escolas,pois pensam que o importante é saber Português e Matemática.
Li um artigo no caderno "Educação",da Folha Dirigida,publicado em 21/03/2006,que se chama"Jovens talentos da Música".Fala sobre crianças que,desde muito pequeninas,se dedicam ao estudo de música clássica.E como música é arte,cabe a mim ressaltar alguns pontos importantes do referido artigo.



"A MÚSICA É A REVELAÇÃO SUPERIOR A TODA A SABEDORIA" (LUDWIG VAN BEETHOVEN)

Segundo pesquisas universitárias,o aprendizado da música aumenta o rendimento do aluno em outras disciplinas,sem contar que é mais uma opção para o aluno,é um "algo mais" que o aluno irá aprender,além das matérias seculares.Vemos tanta indisciplina nas escolas,tantos alunos que não gostam de estudar...E se eles pudessem se expressar,falar o que pensam?E se pudessem tocar uma flauta,um violão,pintar um quadro,dançar?É desse jeito,com estímulo,dando voz aos alunos,que se pode descobrir novos talentos(e por quê não,dentre os alunos bagunceiros?)
Os pais e professores devem perceber que as crianças e os jovens precisam aprender outro tipo de linguagem,além das que já são vistas na escola.A arte estimula a sensibilidade,a criatividade e a concentração.
E para os pais que não acreditam nos benefícios de se aprender música,aí vai o recado:a música estimula o raciocínio matemático.Ou seja,o aluno vai aprender Matemática(matéria vista pelos pais como sendo importantíssima),com mais tranquilidade e facilidade.
O aprendizado da arte,mais precisamente da Música(que foi o tipo de arte que resolvi enfocar aqui),é fundamental para o desenvolvimento da disciplina nos jovens. "Aquele aluno familiarizado com a música desde cedo,tem a questão da disciplina como organização para sua própria vida",afirma José Assunção,professor da Escola de Música Villa-Lobos.
Para finalizar,acho que não preciso dizer mais nada para argumentar sobre a importância de ser aprender arte na escola.São inúmeros os benefícios.Inclusive,há na Internet,um abaixo-assinado,onde vários professores fazem uma solicitação para fazer valer o que consta na lei,que é o ensino obrigatório de arte em todas as escolas.
Vamos deixar,pois,de pensar que escola boa é aquela onde o aluno faz prova toda a semana,faz simulado uma vez por mês,aquela que só prepara para o vestibular...Escola boa é aquela onde o aluno tem voz,pode se expressar artisticamente,que prepara o aluno para a vida,para ser um cidadão!

DEFINITIVAMENTE,A VIDA ESCOLAR NÃO SE RESUME AO VESTIBULAR!!!

sábado, maio 20, 2006

Para quem acha que a vida se resume ao vestibular!!!-Parte I

Sala de aula de algum pré-vestibular,em algum lugar do Brasil.


Atenção!!!Esse artigo terá duas partes.A parte I,compreende o problema e a parte II,a possível solução para este!



Há algum tempo,venho refletindo sobre o fato de que,apesar de muitos pensarem o contrário,A VIDA ESCOLAR NÃO SE RESUME AO VESTIBULAR!!!
Pare e pense:quantas vezes você perguntou ao seu professor sobre o porquê de se aprender uma dada matéria e ouviu como resposta o seguinte:"porque vai cair no vestibular!"Caramba!Será que todo mundo vai fazer vestibular em alguma vez na vida?Será que temos que viver em função do vestibular?Será que o que aprendemos não pode servir "apenas"(APENAS???) para nosso conhecimento,já que este não ocupa espaço?
É com essa máxima do "vai cair no vestibular",que muitas escolas ganham dinheiro.Não pretendo citar nomes dessas escolas!No Brasil inteiro há várias desse tipo:possuem um P.P.P.(Projeto Político Pedagógico) que visa preparar o aluno,desde o Jardim da Infância,para o Vestibular(que ele TALVEZ fará lá pelos seus 17,18 anos).E como se dá essa preparação(você se pergunta)?Ora,com,provas semanais(a cada semana,uma matéria diferente),em sua maioria,de múltipla escolha e com cartão-resposta para marcar.O aluno,por sua vez,não tem voz,não tem meios de se expressar,é apenas "mais um tijolo na parede"*.
Eu fico pasma com tudo isso e dou graças à Deus por nunca ter estudado numa escola assim.Mas o que mais me chama a atenção é o fato de que,a maioria das pessoas que conheço,acham esse tipo de escola perfeito,ideal!Será?Eu tenho as minhas dúvidas...
Como uma escola pode ser boa se não oferece aulas de Educação Artística(artes plásticas,dança,literatura,teatro...)?"Arte?Mas arte não cai no vestibular!!!Meu filho não precisa disso,pois essas coisas são supérfluas.O importante é saber Português e Matemática"(consideradas por muitos como sendo as matérias mais importantes.Cadê História,Geografia,Inglês,Espanhol,e aquela outra,como é mesmo?ARTE????
Meu Deus!Mas se é na escola que podemos descobrir talentos artísticos!É na escola que devemos privilegiar as MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS!
Infelizmente,a neurose em preparar os alunos para o vestibular é tão grande,que a arte,considerada inferior aos outros conhecimentos,é deixada de lado!Com isso,vemos cada vez mais pessoas sem interesse por ler,por assistir a uma peça de teatro,sem interesse de visitar um museu...Na verdade,elas deveriam ter adquirido esse hábito na escola.E é um círculo vicioso,porque,se o professor não se interessa por arte,não vai transmitir isso para aluno e assim sucessivamente...A família também é formadora de opinião,mas falha!É por isso que a escola tem um grande papel.
Para encerrar essa primeira parte,quero dizer que a escola precisa dar outras oportunidades para o aluno!Mas não vejo isso!!Vejo uma imposição,uma obrigação de que a pessoa tem que só estudar para o vestibular e pronto!!!!E a pessoa tem que ser boa em todas aquelas matérias convencionais!Sim,a escola pode preparar para o vestibular,mas não pode haver apenas essa opção.




*referência a "Another Brick in the Wall",música da banda Pink Floyd,que faz uma crítica ao rígido sistem educacional da Inglaterra)