quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Buenos Aires para mim

        Olá!

         Depois de umas boas férias e uma viagem maravilhosa,estou de volta com muitas novidades!

         Eu,finalmente,realizei um sonho: conheci Buenos Aires! Essa viagem eu já sonhava em fazer desde criança,quando a rivalidade entre Brasil e Argentina ainda era beeemmm forte e os cariocas tinham muito(na verdade,ainda têm) preconceito contra os "hermanos".
         Nesses 10 dias de viagem,pude aprender muitas coisas interessantes e passei então a admirar ainda mais essa cidade,com ares europeus e um pouco de influência da cultura indígena,mas sem deixar de amar meu Rio de Janeiro e meu Brasil,apesar das coisas ruins que há por aqui,até porque eu não sou uma "C.C." (leia-se CARIOCA-CLICHÊ),isto é,não "endeuso" o Rio por conta de praias,futebol,mulheres(isso nem pensar,fala sério!),cerveja,etc. e consigo enxergar os,digamos,defeitos daqui!
         O senso comum do brasileiro,mas especificamente,do carioca(que é bicho que repete as falas alheias,hahaha!), reza que argentino é "tudo metido","tudo nariz em pé" e que "odeia brasileiro". Na verdade,nunca dei ouvidos a isso e sempre nutri o sonho de ir pra lá.Além do mais,fui muito bem tratada em todos os lugares por onde passei.Muitos podem até dizer coisas tais como:"Te trataram bem por interesse,porque o real vale mais que o peso...",mas eu acho que,com a idade que tenho,sou capaz de discernir quando alguém "interpreta um personagem" e é sincero comigo.Não sei,pode ser até pretensão da minha parte,mas eu tenho esse "feeling" para essas coisas! Mas chega de blá-blá-blá e vamos ao que interessa:


INTERESSANTÍSSIMOS:

       Infelizmente,no Rio as ciclovias se limitam apenas às orlas! Buenos Aires é uma cidade amiga das bikes, ou "bicis"(como são chamadas por lá!).A Prefeitura lançou um serviço de empréstimos de bicicletas gratuito.Basta se cadastrar.Detalhe: as pessoas devolvem as bicicletas! Por que no Rio não é assim????

Retira tú bici gratis!

 
        Em relação a pichações...vi muito poucas por lá e o povo conserva muito bem o patrimônio público.Prova disso foi essa praça abaixo,que fica em frente ao Teatro Colón. Os cavaletes para partituras ficam fixos lá,para quando há apresentações.Ninguém os arranca!E se fosse aqui,como seria?!


          A grande maioria dos brasileiros vão a Buenos Aires para gastar $$$$$$$. Não estão nem aí para conhecerem a cultura porteña.Mas dentro do principal centro de compras de lá, a Galería Pacífico,há o Centro Cultural Borges,onde se pode ver filmes,peças e exposições. Foi lá,inclusive,o lugar onde assisti à peça "Con alma de tango".Detalhe: há uma grande biblioteca lá,com vários exemplares de obras de Jorge Luís Borges(o centro leva o nome dele) em várias línguas!


Centro Cultural Borges

                Ainda na rota dos centros culturais,se você curte instalações artísticas,fotografias mais descoladas e pop art,não pode deixar de visitar o Centro Cultural Recoleta .Fica bem ao lado do Cemitério da Recoleta,onde fica o túmulo da tão amada Eva Perón.                    


Centro Cultural Recoleta

               Em Buenos Aires,o povo gosta de ler e muito! Não deixe de visitar a Libería El Ateneo,no bairro de Pallermo.Na verdade,essa é uma cadeia de livrarias famosa,mas a maior e a mais bonita é essa da foto abaixo! Antes,funcionava um teatro lá! E vive cheia!



               Buenos Aires também tem seu bairro boêmio,artístico. Chama-se San Telmo e fica bem próximo ao Microcentro. Lá,aos domingos,acontece uma feira com diversos produtos,geralmente souvenirs. Há muitos artistas de rua também,inclusive músicos cubanos! Vale muito à pena!


Feira de San Telmo

               Enquanto eu estive em Buenos Aires,pude perceber o quanto o povo protesta e reivindica seus direitos! Eu fiquei hospedada em um albergue na Calle Florida(que é como se fosse uma Rua Uruguaiana,só que beeemmmm mais limpa!).Nessa rua se concentram os camelôs (ou "manteneros",como são chamados em espanhol) .Acontece que,poucos dias antes de eu voltar ao Brasil,o governo de lá os expulsou das ruas,impedindo-os de trabalharem.Por isso,eles foram às ruas e protestaram!

                                      
      Presenciei também um protesto do MST( Movimento Sem Terra) de lá.


     
     
       Eu confesso: me apaixonei por Buenos Aires.Até cogito a possibilidade de passar uma temporada por lá lecionando português! Mas tive que retornar ao Rio,né?! Na bagagem,algumas roupas e alfajores.Na bagagem do coração,a saudade! Na bagagem da mente,essas pequenas grandes lições,tais quais conservação do patrimônio público,valorização da cultura e politização. Aos fúteis e fanáticos praieiros,um conselho: NÃO VÃO A BUENOS AIRES! PARA VOCÊS,NÃO HÁ NADA PARA FAZER POR LÁ!


Abraços!


Gabriela