sábado, julho 01, 2006

Os Ricos-Pobres

Eu já estava com o texto preparadíssimo para colocar aqui,falando sobre a polêmica escritora francesa George Sand e eis que li,na Revista de domingo do jornal O Globo,do dia 25/06/2006,a coluna da escritora Martha Medeiros(foto acima).Simplesmente amei o que ela escreveu e por isso,ao invés de deixar aqui o texto que havia preparado,vou transcrever a coluna dela.Conto com os comentários de vocês!Um abraço a todos!


Os ricos-pobres



Anos atrás escrevi sobre um apresentador de televisão que ganhava um milhão por mês e que em entrevista vangloriava-se de nunca ter lido um livro na vida.Classifiquei-o imediatamente como um exemplo de pessoa pobre.Agora leio uma declaração do publicitário Washington Olivetto em que ele fala sobre isso de forma exemplar.Ele diz que há no mundo os ricos-ricos(os que têm dinheiro e têm cultura);os pobres-ricos(que não têm dinheiro mas são agitadores intelectuais,possuem antenas que captam boas e novas idéias) e os ricos-pobres,que são a pior espécie:têm dinheiro mas não gastam um único tostão da sua fortuna em livrarias,museus ou galerias de arte,apenas torram em futiliddes e propagam a ignorância e a grosseria.
Os ricos-ricos movimentam a economia gastando em cultura,educação e viagens,e com isso propagam o que conhecem e divulgam bons hábitos.Os pobres-ricos não têm saldo invejável no banco,mas são criativos,efervecentes,abertos.A riqueza destes dois grupos está na qualidade da informação que possuem,na sua curiosidade,na inteligência que cultivam e passam adiante.São estes dois grupos que fazem com que uma nação se desenvolva.Infelizmente,são os dois grupos menos representativos da sociedade brasileira.
O que temos aqui,em maior número,é o grupo que Washington Olivetto não mencionou,os pobres-pobres,que devido ao baixíssimo poder aquisitivo e quase inexistente acesso à cultura,infelizmente não ganham,não gastam,não aprendem e não ensinam:ficam à margem,feito zumbis.E temos os ricos-pobres,que têm o bolso cheio e poderiam ajudar a fazer deste país um lugar que mereça ser chamado de civilizado,mas que nada:eles só propagam atraso,só propagam arrogância,só propagam sua pobreza de espírito.
Exemplos?Vou começar por uma cena que testemunhei semana passada.Estava dirigindo quando o sinal fechou.Parei atrás de um Audi preto do ano.Carrão.Dentro,um sujeito de terno e gravata que,cheio e si,não teve dúvida:abriu o vidro automático,amassou uma embalagem de cigarro vazia e a jogou pela janela no meio da rua,como se o asfalto fosse uma lixeira pública.O Audi é só um disfarce que ele pôde comprar,no fundo é um pobretão que só tem a oferecer a sua miséria existencial.
Os ricos-pobres não têm verniz,não têm sensibilidade,não têm alcance para ir além do óbvio.Só têm dinheiro.O ricos-pobres pedem no restaurante o vinho mais caro e tratam o garçom com desdém,vestem-se de Prada e sentam com as pernas abertas,viajam para Paris e não sabem quem foi Degas ou Monet,possuem tevês de plasma em todos os aposentos da casa e só assistem a programas de auditório,mandam o filho pra Disney e nunca forma numa reunião de escola.E claro,dirigem um Audi e jogam lixo pela janela.Uma esmolinha,pra eles,pelo amor de Deus!

O Brasil tem saída se deixar de ser preconceituoso com os ricos-ricos(que ganham dinheiro honestamente e sabem que ele serve não só para proporcionar conforto,mas também para promover o conhecimento)e se valorizar os pobres-ricos,que são aqueles inúmeros indivíduos que fazem malabarismo para sobreviver,mas por outro lado,são interessados em teatro,música,cinema,literatura,moda,esportes,gastronomia,tecnologia e principalmente,interessados nos outros seres humanos,fazendo da sua cidade um lugar desafiante e empolgante.É este o luxo de que precisamos,porque luxo é ter recursos para melhorar o mundo que nos coube,e recurso não é só money:é atitude e informação.


Na próxima semana,comentarei essa crônica!Agora,quero ler os seus comentários!




13 comentários:

Beatriz Fontes disse...

Pô... Quando você puser o seu texto eu comento. Martha Medeiros eu não leio nem na Revista O Globo de domingo... Com todo o respeito, tá!?

León Saenz disse...

Hola soy argentino, hablas español?

León Saenz disse...

Intercambiamos enlaces?

Eulalia disse...

Atitude é o que faz a diferença, nos conduz a desafios e nos faz únicos. Unicos e fazedores da nossa história.
Criei um link no raiz pra "de tudo um pouco". Bjs

Delirante disse...

Volveré!
(I'll came back)

Saludos :)!

Pathy disse...

Oi Gabriela!
Teu blog também está muito legal!
E eu adoro a Martha Medeiros também!! rsrsrs

Estou add vc na lista dos meus blogs, assim posso vir te visitar mais vezes!!!

Ah! E respondendo tua pergunta, eu sou de São José dos Campos, mas estou morando em SP há 2 anos.

Obrigada pela visita! e te espero mais vezes!!
Bjos

joana disse...

Infelizmente é verdade... o dinheiro não é tudo e muitos dos que o têm, têm muito pouco do que verdadeiramente é importante!

León Saenz disse...

Hola!!
Te agregue un enlace. Saludos!!!

Kafé Roceiro disse...

Gabriela,
te vi no blog da Pathy e gostei do que vi e li. Gostaria de convidá-la a conhecer a minha roça, tomar um cafezinho com pão-de-queijo.
Que tal?
Aguardo você.
Kafé Roceiro - Humor e Cinema.

joana disse...

Acho que cheguei aqui pelo blog Por outro lado. Vou voltar mais vezes!

Anônimo disse...

Oi, Gabriela!

Andei sumido, né? Mas voltei. Muito interessante essa reflexão. Mas temos que tomar muito cuidado com os rótulos! Acho que rotular um ser humano é injusto! Cada é cada um! Educação é o ouro! Bjos!

Anitche disse...

concordo plenamente com meu amigo Rogério - Falcon! - interessantíssima a reflexão. Quantos são ricos materialmente mas pobres em ética e cidadania!!!

Paz e Bem,

PS - texto novo no blog!!!

Anônimo disse...

Não sei de onde surgiu o referido texto sem dúvida é para se refletir no tema... porém Martha Medeiros não plagiaria:

(...) "Geralmente os ricos-pobres viajam de primeira classe para Paris, mas não sabem quem foi Monet ou Picasso; vão aos melhores restaurantes e pedem os vinhos mais caros, sem saber o que é um ¨Terroir¨ ou uma ¨Pinot Noir¨; mandam seus filhos para a Disney, mas não vão às reuniões da escola; têm TV de Plasma por toda a casa, mas só assistem programas de auditórios."

Veja o texto na íntegra:

Pobre Rico-Pobre
Várzea Grande, 06/11/2006.

João Carlos Caldeira
Empresário, jornalista, pós graduado em administração de turismo, hotelaria e lazer. E-mail : joaocmc@terra.com.br

http://www.odocumento.com.br/articulista.php?id=1176

Meu abraço
Divulgar é preciso, com certeza e precisão.