segunda-feira, agosto 20, 2012

O outro lado que ninguém mostra!



  Na última sexta-feira, dia 17 de Agosto, eu assisti a uma reportagem na Rede Record (clique aqui para assistir!) sobre uma professora de português,acusada de agredir um aluno em uma escola na Taquara,Zona Oeste do Rio.A mãe desse aluno afirmou que a professora agrediu seu filho com três socos nas costas.Além disso,segundo a mãe,a professora costuma chamar outros alunos da turma de "vândalos","bichos" e "periguetes".De acordo com a reportagem, o aluno agredido estaria traumatizado com o fato,a tal ponto de não querer ir mais à escola.Após a exibição da reportagem, o apresentador do telejornal disse:


        "Professor é para educar e não para agredir! É para acolher os alunos e não para bater!"



Preciso comentar?!
                         


  Confesso: fiquei com nojo,com raiva de tudo isso! Não venho aqui defender a professora,mas posso afirmar com total conhecimento de causa que,para ela ter chegado ao ponto de agredir um aluno,COM CERTEZA ESSE ALUNO A TIROU DO SÉRIO! O problema é que,O OUTRO LADO DA HISTÓRIA,NINGUÉM MOSTRA! O ALUNO É SEMPRE MOSTRADO COMO "COITADINHO",COMO A GRANDE VÍTIMA DA SOCIEDADE!



                 Mas,e nós,professores?!



  Sim,nós estamos MUITO TRAUMATIZADOS com as nossas CONDIÇÕES DE TRABALHO,com nossos SALÁRIOS,mas principalmente,com o nosso PÚBLICO!Digo "público",pois incluo aí os pais dos nossos alunos.
  Nossos alunos,em sua maioria esmagadora,são o reflexo de suas famílias:agressivos,sem modos, falam muita sacanagem,coisas que o povão,que acha que o professor é o grande vilão da história,nem imagina! Cantam "funks proibidões",gritam enlouquecidamente dentro de sala de aula e tratam muito mal seus colegas,funcionários da escola e a nós,professores!
  Muitos professores estão à base de Rivotril,Frontal,entre outros ansiolíticos e antidepressivos para poderem aguentar tudo isso! Acordam ansiosos e apreensivos para irem trabalhar,preocupados com o que pode vir a acontecer (algum aluno ou pai os agredir ou se vai conseguir dar aula,por exemplo) e voltam pra casa,ora gratos a Deus por nada de ruim ter ocorrido,ora aos prantos porque muitas coisas ruins aconteceram.
  Gostaria que o outro lado da história fosse mostrado! Gostaria que algum veículo de comunicação de massa nos ouvisse,porque já estamos fartos desse "coitadismo" dos alunos e seus pais! Poxa, o professor estudou,se formou na faculdade,passou para os concursos públicos...para ficar doente?! Para ser o grande vilão? Enquanto isso, os "anjinhos" estão por aí juntos com seus amigos,brigando nas escolas,nas ruas,filmando tudo isso pra postar no You Tube,para se exibirem.Possuem muitos direitos e nenhum dever nessa sociedade!



    SOU A FAVOR DA PUNIÇÃO EM FORMA DE LEI PARA PAIS E ALUNOS QUE DESRESPEITAREM O PROFESSOR! OS PAIS TÊM MAIS É QUE SEREM PUNIDOS POR NÃO DAREM EDUCAÇÃO A SEUS FILHOS!

2 comentários:

Professor Pablo Nardi disse...

Só não entendi uma coisa, vc é a favor da punição dos pais ou dos alunos?

Florzinha disse...

Professor Pablo Nardi, não existem muitos meios para punir os alunos, em sua maioria, pelo menos no meu caso, menores de idade, mas se os pais forem responsabilizados pelos atos de seus filhos, acredito que eles começarão a se incomodar com a situação.

No meu tempo (odeio falar assim, mas estamos mesmo em outro tempo), ai de mim se levasse um bilhete pra casa! Às vezes, não havia castigo físico, mas ficar olhando meus irmãos e primos na piscina o dia todo, doía bem mais. Na sétima série, cheguei a falsificar a assinatura da minha mãe pra entrar na escola, pq eu só entraria com minhas provas de matemática (sangrando de notas vermelhas), se meu responsável tomasse ciência. Na verdade, eles sabiam das minhas notas, mas disseram que eu merecia levar umas faltas pra ficar em casa estudando, que depois corresse atrás da matéria perdida.
Hoje em dia, nossos alunos já sabem que não haverá nenhuma punição, e como não aprendem nenhuma noção de respeito e limites em casa, não têm o que levar pra escola.
A postura (escrota, só falando assim) de muitos pais e responsáveis é chocante: um aluno de 12 anos, no 4ºano (3ªsérie), zoneia a aula toda. A professora já não aguentava e o retirou da sala para conversar. Óbvio que o tom dela estava exaltado! Ele estava jogando a mesa, implicando, pegando objetos dos colegas desde a uma da tarde e já era perto das 16 h. Tem como não perder a paciência? Mas ele achou que podia levantar a voz pra ela tbm, e começou o bate-boca. Antes que houvesse alguma agressão física, um professor e um funcionário levaram o aluno para a direção, onde a mãe do menino foi chamada. Ela chegou às cinco, quando eu descia para guardar meu diário. Visualiza a cena: o garoto sentado numa cadeira, na entrada da escola, com cara de cachorro que caiu da mudança. A mãe chega, toda decida, e pergunta pro filho: O que a sua professora fez?
Que ótimo exemplo ela dá pra esse menino! VOcê, meu filhinho,tesouro, é sempre inocente. É essa megera dessa sua professora que fica tentando tirar sua liberdade de expressão, com isso de te ensinar português, matemática, ciências (e só, pq eles não têm outras matérias na realidade). Quanta bobagem, em vez de deixar você ser feliz fazendo o que quer.
É isso que essas crianças e adolescentes aprendem com a postura irresponsável dos pais.
É preciso desvincular a ideia de educação da escola. Educação é algo que vem de casa, na escola, damos ensino, conteúdo.