quarta-feira, março 20, 2013

Quando a ternura dá lugar à falta de educação?

Boa tarde,meu povo!!


Fiquei uns tempos fora,sem escrever,por falta de tempo e de inspiração mesmo! 
Esse ano,as coisas mudaram para melhor: FINALMENTE,TROQUEI DE ESCOLA! Larguei a antiga,cujo ambiente era deveras hostil,com alunos violentos e sem o menor interesse em aprender algo. Agora, estou lecionando inglês para o Fundamental I,para os 4º e 5º anos! Gente,é uma realidade totalmente diferente!!!!Chego na escola e as crianças me dão bom dia ou boa tarde(dependendo do turno),me abraçam,me beijam,algumas me escrevem cartinhas carinhosas,as quais guardo com muito carinho e apreço,e,em praticamente TODAS as turmas,tem sempre,pelo menos,umas 3 ou 4 crianças que dizem:


"Tia,posso carregar sua mochila/pasta?"
          "Tia,posso apagar o quadro?"

          "Tia,está precisando de alguma coisa?"
 
          "Tia,me desculpa! Prometo que vou ficar quieto!(E NÃO É QUE FICA MESMO!?)

                      



  Estou feliz nessa nova realidade(EU JÁ DISSE ISSO ANTES?!),mas também convivo com outra realidade: os aborrecentes do Ensino Médio! 

  Posso dizer-lhes que sempre preferi o Ensino Médio ao Fundamental,por inúmeros fatores,mas o principal deles é que as escolas públicas que dão conta do E.Médio na cidade do Rio são do Estado(que costuma ser um pouco mais rígido com os discentes), enquanto que a Prefeitura(que cobre o Ensino Fundamental) costuma ser mais paternalista.E é por conta desse paternalismo da Prefeitura que nós,professores que lecionam para o 1º ano do Ensino Médio,temos um trabalho redobrado no 1º semestre,para poder fazer com que esses aborrecentes entrem nos eixos! Mas até isso acontecer...HAJA ESTRESS E PACIÊNCIA!

  Nunca tive grandes dificuldades para colocá-los nos eixos,mas este ano está sendo bastante difícil: alunos desbocados,entram na sala sem pedirem licença,querem se ausentar da sala sem pedirem autorização,quebram maçanetas das portas,xingam,burlam a lei de que não é permitido ouvir música na sala nem mexer no celular...UFA! Só para citar alguns comportamentos abomináveis dos discentes que ingressaram esse ano na minha escola secundária!

 E,às vezes,eu me pego comparando as duas realidades em que hoje estou inserida profissionalmente: de um lado,as crianças do Fundamental I,ávidas por aprender inglês,meigas e carinhosas.De um outro,adolescentes que se veem obrigados a irem à escola,que não possuem interesse algum em aprender um segundo idioma e,por conta disso,acham que podem falar com colegas e professores como quiserem e bem entenderem,que podem depredar a escola... É aí que eu me pergunto:


QUANDO A TERNURA DÁ LUGAR À FALTA DE EDUCAÇÃO?

                                   


     Honesta e humildemente,ainda busco por respostas.Inclusive,gostaria muito que vocês deixassem comentários aqui,dando as suas opiniões.Quem sabe,eu não me inspiro e elaboro a minha própria teoria?! Semana passada,"joguei" essa pergunta no Facebook e alguns amigos responderam:

"No momento que ele começa a assitir TV, com os seus programas horrorosos e nada didaticos... Principalmente a Globo e suas novelas..." (D.,advogado,34 anos).



"Quando ele acha que o mundo gira ao redor do seu umbiguinho..."(A.,secretária,30 anos)


"No momento em que ele deixa de ter exemplos (ou nunca teve) dentro do seu vínculo 

familiar, escolar.."(N.,professora,32 anos)



 "Sinceramente, me faço a mesma pergunta."(B.,professora,34 anos)


  



Tenho os meus palpites e ideias! A verdade é que,para esse tipo de pergunta,existem várias
respostas,dentro da realidade de cada ser humano! Uma coisa que sempre paira em meus 
pensamentos são as INFLUÊNCIAS DAS COMPANHIAS sobre essas crianças/adolescentes! Eu mesma,como professora,conheci vários alunos que eram ótimos,mas começaram a andar com aqueles,digamos,mal educados e desinteressados e,simplesmente,se transformaram.Já conheci também alunos ótimos,que passaram por problemas difíceis na família e daí,mudaram seus comportamentos para pior,entre inúmeros casos e diferentes contextos e situações!

 Mas,o que está acontecendo com a nossa juventude,que perdeu a ternura,a gentileza,a sensibilidade,que deixou de ser solidário,de respeitar o próximo,de dar lugar nos coletivos para os idosos,gestantes,deficientes,que joga lixo pela janela do ônibus,que xinga e bate nos colegas,irmãos,pais,professores...?


ONDE ESTÁ AQUELA CRIANÇA MEIGA E GENTIL QUE AMA E RESPEITA SEUS PROFESSORES?


 Vamos refletir,caros amigos!!!!!!!


  COMENTEM AQUI!

 OS COMENTÁRIOS NÃO ENTRAM IMEDIATAMENTE,POIS PRECISO LIBERÁ-LOS ANTES!




Abraços a todos!


  Gabriela


   

4 comentários:

Valquíria disse...

o que acontece com eles? minha opinião eles recebem muito carinho, na sua maioria, e quando entram na adolescência, na pré-adolescência, eles são deixados de lado. achamos que são maduros o suficiente para encarar a vida sozinhos, não somos até hoje, precisamos de um amigos , alguém próximo para nos ajudar a seguir...

Rennan Rebello disse...

Estou dando aula para o projeto +Educação para jovens do sexto ao novo ano. É óbvio que há uma falta de educação enorme por parte deles e etc. Mas eu acho que por parte do docente a uma linha bastante dura. Da qual se distancia do aluno e o estimula a "desafiá-lo" tenho aprendido bastante nas aulas que estou lecionando com os alunos. Pergunto a muitos sobre seus professores e a reclamação mais comum, é sobre o professor linha dura que vem logo dando esporro ao invés de se adaptar. Por exemplo, chegar. Sentar no lado do aluno falando ao celular e tentar inserir aquele contexto na aula. Uma coisa que percebi que muitos, até os ditos mal educados (por diversos fatores) tem um apreço por professores que buscam dialogar. Claro que é impossível lidar com mais de trinta em muitos casos mas uma dezena, acho que se a escola quiser e se moldar conforme a sociedade muda, as suas regras. Creio que poderá haver uma melhora significativa. Enquanto isso. Hei fazendo meus experimentos na prática que por sinal já comecei.

Laly disse...

por estar inserida nos mesmos contextos q vc, posso dizer com propriedade q vc retratou tudo certinho! eu já lecionei em turmas de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos do fundamental I e agora (infelizmente) só no 4º e 5º ano. A diferença entre esses dois grupos no primeiro segmento já é imensa, e MUITO, mas MUITO mais complicado nos projetos com adolescentes. Acho que na prefeitura o material didático p as crianças é muito bom e o foco é no inglês falado, que por si só é uma novidade p eles; enquanto no estado, o foco é na leitura, e cá entre nós, nuns gêneros q achei muito pouco atrativos. Fiquei chocada ao olhar o currículo mínimo e perceber q p o 9º ano no primeiro bimestre o assunto abordado é artigo científico e verbete enciclopédico. O próprio tema nos amarra, temos q nos desdobrar muito p fazer uma aula interessante. o desinteresse é frequente e o desrespeito me irrita demais! hoje, voltando de licença por conta do dente siso q extraí e ainda com os pontos na boca, não aguentei e explodi em sala... mesmo assim, estou tentando uma estratégia mais próxima, bem-humorada, leve. menos linha-dura e em algumas salas funciona... vamos ver no q vai dar...

Laly disse...

e sobre o tema central da ternura virar falta de educação, creio q não está vinculado à prefeitura, estado ou somente à idade. acho q crianças em geral tem um nível d fofura maior, enquanto os adolescentes querem te testar, olham meio desconfiados... ô fase! rs... mas já vivi os dois extremos em turmas da mesma série. acho q depende mto do perfil da turma combinar c o nosso. tenho alunos q foram meus 2 anos atrás e sempre q me vêem me cumprimentam, abraçam... mas q os pequeninihos são bem mais mansos no geral, são.