sexta-feira, março 14, 2014

A Velha tribo dos P.I.'s







A cara do P.I.
                                 
                                  
     Nos dias de hoje,somos silenciosamente pressionados a termos uma opinião sobre tudo. Opinião esta que não necessariamente seja formada após estudos e reflexões. Pode ser opinião da "manada" mesmo,no esquema do "vai-com-as-outras". Algumas pessoas,humildemente,assumem suas ignorâncias totais ou parciais acerca de um determinado assunto. Já outras,fingem que sabem sobre algo que,na verdade,não sabem,só para não ficarem "por baixo". Minha amiga Renata, professora de História,carinhosamente chama esse grupo de pessoas que adoram fingir conhecimento sobre algo, de "pseudo-intelectuais" (P.I.,para os íntimos!).
      No entanto, engana-se quem pensa que os P.I.'s surgiram nos últimos anos. Essa "tribo" anda espalhando suas "pseudo-ideias" por aí faz muito,mas muito tempo mesmo! Uma prova disso é um texto francês que traduzi na semana passada. Ele fala sobre um fato curioso,de cunho pseudo-intelectual,que ocorreu na França,em plena Era das Vanguardas Europeias,ou seja,no fim do século XIX e início do século XX.
      Tomei conhecimento desse texto durante as minhas aulas de francês e tive a sensação de que o fato narrado parecia ter ocorrido nos dias de hoje,tamanha a sua atualidade. Eis o texto:

                                        O Nascimento de uma Obra-Prima

         O começo do século XX na França foi um grande período de criações artísticas. Todos os anos, uma nova escola artística surgia. Depois do Fauvismo de Matisse e de Derain,vieram o Cubismo de Picasso e de Braque e,depois, a Arte Abstrata,o Futurismo...
         Diversos artistas se instalavam no bairro de Montmartre, que até hoje lembra um vilarejo e que se transformou no centro artístico e literário de Paris.
         No entanto, nenhum desses pintores e escultores tinham o talento de um Van Gogh ou de um Toulouse- Lautrec. Alguns deles buscavam explorar a ignorância do público que seguia os estilos e a moda que ditavam. Nem sempre dava para reconhecer as obras de qualidade.
        
                                       

                                         O escritor francês Roland Dorgelès                                                       


         

          Então,para debochar desses "artistas",o escritor Roland Dorgelès e seus amigos decidiram criar um grande grupo. O dono do Lapin Agile,o café onde se reuniam Dorgelès e seus amigos,tinha um burrinho que se chamava Lolo. Dorgelès colocou Lolo diante uma mesa coberta de cenouras e de saladas. Ele pôs um pincel molhado de tinta no rabo do burrinho,voltado para um quadro em branco. Os movimentos do rabo do animal começaram a desenhar formas abstratas sobre a tela,enquanto ele comia as cenouras.
         Um oficial de justiça e um fotógrafo convidados por Dorgelès observaram a cena. De vez em quando, Dorgelès mudava o quadro de lugar e molhava o pincel em uma tinta de cor diferente.
         
             

Eis o resultado dessa "experiência pseudo-intelectual": Coucher du soleil sur l"Adriatique, do "pseudo-artista" Joaquim Raphaël Boronali
                                



          Logo,a obra foi finalizada. Só faltava dar-lhe um nome: "Pôr-do-sol sobre o Mar Adriático". Faltava também criar o nome do pintor: Joaquim Raphaël Boronali, com "muita personalidade" e com um "grande talento".
         Tempos mais tarde, Dorgelès revelou todo o caso ao jornal "Le Matin". Essa revelação só fez aumentar o sucesso do quadro. Todo mundo queria vê-lo. O quadro foi vendido por 400 francos,cerca de 1500 euros. A obra existe até hoje. Ela foi exposta em 1983 no Salão dos Artistas Independentes.

                            Fonte: D'après Claude Gagnières, Au Bonheur des mots, Robert Laffont, Paris, 1989.




           Como vocês puderam ver,o que Dorgelès fez foi debochar dos P.I.'s, fazendo com que um simples burrinho "pintasse" um quadro. E ele bem que conseguiu: o quadro fez um enorme sucesso,mesmo depois que ele revelou a todos a farsa que criou! Isso só nos mostra o quão pseudo-intelectuais as pessoas já eram naquela época,na França. Aliás, já ouvi alguém falando que a França é o "habitat natural" dos P.I.s!! Será?!
            Essa história toda me remete à novela "Caras & Bocas",que está sendo reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo",na TV Globo. O personagem do ator Marcos Pasquim faz o maior sucesso com os quadros...pintados por um macaco (!!!). Quem sabe, Walcyr Carrasco, o autor da novela, não tenha se inspirado nesse caso que foi narrado acima? Não sabemos.
           O que sei é que em qualquer lugar,dando pitaco sobre qualquer assunto,vai sempre existir um P.I. de plantão pra encher a paciência dos outros com suas ideias de araque! Adoram falar sobre o que não sabem ou não conhecem com uma propriedade que chega a impressionar! São movidos pelo orgulho,pois têm vergonha de assumirem que não estão por dentro de um determinado assunto ou de terem opiniões contrárias à maioria dos mortais. P.I.'s têm sempre "grandes soluções" para os "grandes problemas da humanidade". Geralmente,amam a humanidade,mas têm graves problemas em amar o próximo!
           Enfim,falar de pseudo-intelectuais dá um grande pano pra manga. Eu poderia ficar aqui horas e horas escrevendo sobre eles e não encerrar a "conversa". Talvez,eu escreva uma outra crônica sobre eles,falando da "atuação" desta tribo em outros setores,como a política,por exemplo. Mas é um "talvez". Não é um "com certeza"! Não quero dar "ibope" pra esse pessoal,não! 
           P.I.'s me dão preguiça!


 Gabriela Barbosa

5 comentários:

medeia disse...

Não havia reparado até agora nesse detalhe Gabriela, de q a França é berço dos P.I.'s...em filmes de épocas se vê esses tipos,q chegam sorrateiros e vc às vezes, nem consegue identificá-los kkkkk
Ótimo texto.

Antonio Siqueira disse...

Sem palavras...a reflexão mais lúcida foi a sua, o seu texto.

Anônimo disse...

Ideas will always be a few. Sem mais, seu texto é brilhante.

Antonio Siqueira

www.arte-vital.blogspot.com

Kelly Emanuela disse...

Adorei!!!

Anônimo disse...

Texto show de bola!
O mais triste é estar cercado de P.I.'s.