sexta-feira, abril 21, 2006

EXTRA!!!EXPOSIÇÃO CAUSA POLÊMICA

Alfredo Nicolaiewsky



"Desenhando em terços"(Márcia X.)



Olha só!Mais que coincidência:eu falei da Márcia X.,falei da exposição "Erótika",do CCBB e eis que o Jornal Extra do último dia 19 noticiou:"EXPOSIÇÃO CAUSA POLÊMICA-OBRA DE ARTE USANDO OBJETO RELIGIOSO É EXIBIDA NO RIO,REVOLTA EMPRESÁRIO E CASO VAI PARAR NA POLÍCIA".
Estava passando por uma banca da Tijuca,quando vi o jornal pendurado,"quentinho e saído do forno",me seduzindo,me chamando:"compre-me!".E eu,que adoro um burburinho,tratei logo de comprá-lo!
Bem,sucedeu que um senhor,o empresário Carlos Dias Filho prestou queixa na 1ªDP(Pça.Mauá) alegando que "alguns dos quadros expostos são uma afronta à religião e são vistos por crianças".A principal crítica do empresário é sobre o quadro "Desenhando em terços",de nada mais,nada menos que Márcia X.(o "dito-cujo",dos pênis com crucifixos,da foto acima).
Agora,o delegado pretende verificar,através do circuito interno de TV do CCBB,se crianças compareceram à exposição.
Nenhum representante do CCBB se pronunciou até agora!

NEM SÃO JORGE E IEMANJÁ ESCAPARAM!!!

O empresário também criticou três obras do artista Alfredo Nicolaiewsky.Nos desenhos,há figuras de S.Jorge(foto acima) e Iemanjá tendo ao lado a figura de um homem se masturabando.
Concordo com o Sr.Carlos!Eu mesma,quando fui à exposição,ao me deparar com o desenho,disse:"Que falta de respeito!!"Cada um tem sua crença,mas aquilo foi demais!Penso também que a imagem era muito forte para crianças!Não é puritanismo,nem tampouco falso moralismo!Nas palavras do Sr.Carlos:"É preciso haver um limite.Havia menores na exposição(...),tento descobrir que tipo de orientação pedagógica é essa.Como se isso pudesse ter alguma coisa positiva.Eu não descobri(...)"



Agora,vou indicar um site com tudo sobre Márcia X.

http://marciax.uol.com.br

PAREM E PENSEM:O QUE FARIA UM INDIVÍDUO DE MASTURBAR PENSANDO EM SANTOS???

5 comentários:

Anitche disse...

concordo plenamente com o Sr. Carlos Dias. Em nome da liberdade de expressão, muitos tentam subverter os valores morais da sociedade.

Paz e Bem,

Anônimo disse...

Gabi,

Parabéns pelo seu blogg pois, é de pessoas como você que o mundo precisa, sua criticas com relação a estas supostas obras de artes é plenamente relevante, creio eu que os artistas citados estão misturando as porcarias que eles criam com arte....
Tenho um projeto legal com relação a expor idéias através das palavras.
Deixo meu contato caso queira saber mais sobre o assunto bigrod_13@hotmail.com

Camaleoa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Sem dúvidas... Até hj o sexo é falado com muita sensura. Foucault fala bem sobre isso. Não entendo porque separar o sexo da divindade; a criatura, do criador. Isso só demonstra o cinismo explícito da nossa sociedade.Fábio

Beatriz Fontes disse...

Bem, eu sou contra a censura. Até concordo que muita coisa na tal exposição possa ser considerada falta de respeito etc. Mas vamos aos fatos: 1) Se havia crianças, era só uma questão de adequar a faixa etária. Cada pai deve ser responsável pelo seu rebento. 2) Os adultos que se sentiram incomodados tinham duas opções: não ir (afinal, já sabiam o que os esperava) ou admitir que a exposição alcançou seu objetivo principal, que é incomodar. 3) Ok, censuraram as obras de Márcia X. Mas só porque ela mexia com o catolicismo. Com os orixás não tem problema, né!? Gostaria de saber o que justifica dois pesos e duas medidas. Lamentável.