domingo, abril 09, 2006

UMA NOVA MANEIRA DE FAZER ARTE OU UMA NOVA MANEIRA DE FICAR RICO???



Enquanto há tantos desempregados,tem gente que ganha dinheiro fazendo porcaria!!

De vez em quando me vem o pensamento de como a arte(pintura,desenho,gravura,em suma,artes plásticas em geral)transformou a humanidade e em como a humanidade transformou a arte.Esta,desde os tempos mais remotos da História,fascina a todos,inclusive a mim.Das pinturas nas cavernas,passando pelo Egito Antigo e a arte greco-romana;mais tarde,o Renascimento até o Realismo e depois a ruptura dos padrões com as Vanguardas Européias(Dadaísmo,Futurismo,Surrealismo,Cubismo e Expressionismo) e a polêmica Semana de Arte Moderna,de 1922,em São Paulo.

Quem me conhece,sabe que sou apaixonada pela arte moderna.Nomes como Picasso,Di Cavalcanti,Portinari,Tarsila do Amaral e Ismael Nery estão entre os meu pintores preferidos.Quem me conhece também sabe que eu sempre vou às exposições do CCBB,Paço Imperial,MNBA(Museu Nacional de Belas-Artes),MAM(Museu de Arte Moderna) e MAC(Museu de Arte Contemporânea).Tenho visto de tudo:de Renoir à Tomie Ohntake!Só que,ultimamente,tenho visto e ouvido coisas que não sei classificar!Coisas que não compreendo!ME DESCULPEM OS INTELECTUAIS DA ARTE CONTEMPORÂNEA!DESCULPEM A MINHA IGNORÂNCIA!!Penso que certos conceitos de arte não passam de uma nova forma de ganhar dinheiro e não UMA NOVA FORMA DE EXPRESSÃO!MAS POR QUE?Ora,o que você entenderia ao ver pães mofados dentro de meias sujas?(VI ISSO HÁ 2 ANOS ATRÁS EXPOSTO NO MAC E NÃO ENTENDI NADA!!!).BEM,DAÍ ALGUÉM PODE DIZER QUE A ARTE NÃO NECESSARIAMENTE PRECISA TER SENTIDO,OU PELO MENOS,UM SENTIDO CONCRETO!PODE SER!!!A ARTE É MUITO ABSTRATA!MAS ATÉ ONDE É POSSÍVEL???

A foto que ilustra esse texto é,na verdade,uma foto da "artista" Márcia X.,que esteve em exposição em outubro de 2005 no Paço Imperial.NÃO TIVE O (DES)PRIVILÉGIO DE PODER VÊ-LA PESSOALMENTE,mas a minha amiga e co-UERJ Vanessa esteve lá e me contou cada uma...

Essa foto é da própria Márcia X. TOMANDO BANHO DE LEITE MOÇA!!!!Tem outra que,segundo a Vanessa,ela TOMA BANHO DE CHOCOLATE GRANULADO!!!Tem uma instalação dela que consiste em um gato de pelúcia,cujo rabo servia de pênis para uma boneca Barbie "cavalgar".E ainda tem o som dos gemidos!!!

Já na exposição "Erótika",em cartaz no CCBB(por sinal,excelente!!),vi um desenho dessa "felomenal" artista:vários pênis com crucifixos pendurados!JÁ PERCEBERAM QUE A MULHER É TARADA!!!!

Para concluir,vi,no Programa do Jô,no ano passado,que um "artista" brasileiro fez,pasmem,COCÔ EM UMA LATA DE REFRI E VENDEU A SUA OBRA DE ARTE!!!

VÊ SE ISSO NÃO É UMA FORMA DE GANHAR DINHEIRO???

SE ARTE É TOMAR BANHO DE LEITE CONDENSADO E FAZER COCÔ NA LATINHA,ENTÃO POR QUE ESTAMOS RECLAMANDO DE GRANA???POR QUE HÁ TANTOS DESEMPREGADOS NO BRASIL??

FAÇAMOS ARTE!!!SE ELES PODEM E GANHAM DINHEIRO,POR QUE NÓS NÃO???!!!

3 comentários:

whisper disse...

enfim... hoje em dia tudo eh arte... blergh

Anitche disse...

nem uma, nem outra... fala sério!!!

Leite Moça é bom pra saborear no lanche da tarde... rsrsrs

Paz e Bem,

Gabriela Barbosa disse...

Galera,obrigada pela visita!!