sábado, maio 20, 2006

Para quem acha que a vida se resume ao vestibular!!!-Parte I

Sala de aula de algum pré-vestibular,em algum lugar do Brasil.


Atenção!!!Esse artigo terá duas partes.A parte I,compreende o problema e a parte II,a possível solução para este!



Há algum tempo,venho refletindo sobre o fato de que,apesar de muitos pensarem o contrário,A VIDA ESCOLAR NÃO SE RESUME AO VESTIBULAR!!!
Pare e pense:quantas vezes você perguntou ao seu professor sobre o porquê de se aprender uma dada matéria e ouviu como resposta o seguinte:"porque vai cair no vestibular!"Caramba!Será que todo mundo vai fazer vestibular em alguma vez na vida?Será que temos que viver em função do vestibular?Será que o que aprendemos não pode servir "apenas"(APENAS???) para nosso conhecimento,já que este não ocupa espaço?
É com essa máxima do "vai cair no vestibular",que muitas escolas ganham dinheiro.Não pretendo citar nomes dessas escolas!No Brasil inteiro há várias desse tipo:possuem um P.P.P.(Projeto Político Pedagógico) que visa preparar o aluno,desde o Jardim da Infância,para o Vestibular(que ele TALVEZ fará lá pelos seus 17,18 anos).E como se dá essa preparação(você se pergunta)?Ora,com,provas semanais(a cada semana,uma matéria diferente),em sua maioria,de múltipla escolha e com cartão-resposta para marcar.O aluno,por sua vez,não tem voz,não tem meios de se expressar,é apenas "mais um tijolo na parede"*.
Eu fico pasma com tudo isso e dou graças à Deus por nunca ter estudado numa escola assim.Mas o que mais me chama a atenção é o fato de que,a maioria das pessoas que conheço,acham esse tipo de escola perfeito,ideal!Será?Eu tenho as minhas dúvidas...
Como uma escola pode ser boa se não oferece aulas de Educação Artística(artes plásticas,dança,literatura,teatro...)?"Arte?Mas arte não cai no vestibular!!!Meu filho não precisa disso,pois essas coisas são supérfluas.O importante é saber Português e Matemática"(consideradas por muitos como sendo as matérias mais importantes.Cadê História,Geografia,Inglês,Espanhol,e aquela outra,como é mesmo?ARTE????
Meu Deus!Mas se é na escola que podemos descobrir talentos artísticos!É na escola que devemos privilegiar as MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS!
Infelizmente,a neurose em preparar os alunos para o vestibular é tão grande,que a arte,considerada inferior aos outros conhecimentos,é deixada de lado!Com isso,vemos cada vez mais pessoas sem interesse por ler,por assistir a uma peça de teatro,sem interesse de visitar um museu...Na verdade,elas deveriam ter adquirido esse hábito na escola.E é um círculo vicioso,porque,se o professor não se interessa por arte,não vai transmitir isso para aluno e assim sucessivamente...A família também é formadora de opinião,mas falha!É por isso que a escola tem um grande papel.
Para encerrar essa primeira parte,quero dizer que a escola precisa dar outras oportunidades para o aluno!Mas não vejo isso!!Vejo uma imposição,uma obrigação de que a pessoa tem que só estudar para o vestibular e pronto!!!!E a pessoa tem que ser boa em todas aquelas matérias convencionais!Sim,a escola pode preparar para o vestibular,mas não pode haver apenas essa opção.




*referência a "Another Brick in the Wall",música da banda Pink Floyd,que faz uma crítica ao rígido sistem educacional da Inglaterra)


5 comentários:

Anitche disse...

o vestibular é apenas a primeira etapa... viver é um eterno aprendizado; cada dia aprendemos algo, amadurecemos, adquirimos outra visão de mundo. Nossa missão é aplicar bem os conhecimentos adquiridos, levando a Paz e o Bem a todos com quem convivemos.

Deus te abençoe!

whisper disse...

ola... obrigado por acompanhares o meu blog, fico feliz que alguém me leia :) sim sou Portuguesa, estudo em LIsboa. BEijinhos

Gabriela Barbosa disse...

Obrigada pela passagem!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
João Silva disse...

Obrigado pela visita! Aqui estou eu a retribuir.
Gostei deste blog, vou voltar mais vezes!

Ps: Vi no seu perfil, muitos interesses que partilho também.
Vamos continuar comunicando pois penso que podemos trocar algumas ideias.´
até breve