terça-feira, agosto 22, 2006

UMA MULHER MUITO À FRENTE DO SEU TEMPO!

George Sand(1804-1874)


Quem tem hoje cerca de 20 à 30 anos de idade e assistia "Chapolim",deve se lembrar de um episódio em que o ator mexicano Roberto Bolaños fez o papel do compositor e músico Chopin.Neste episódio,havia uma personagem(interpretada por Florinda Bolaños)que fazia o papel de George(George?!).Ela(ele?!) adentrou a sala onde Chopin tocava o seu piano,vestida(ou vestido?!) de homem e eis que de repente,ao tirar a cartola da cabeça,pudemos ver que era,de fato,uma mulher!!!!Mas quem era George?Será que ela existiu???Essas perguntas sempre povoaram minha mente,pelo fato de eu ser musicista desde pequena e gostar de Chopin.
Existiu!!!!George Sand(pseudônimo de Amandine Aurore Lucile Lupin) foi uma grande escritora francesa,que desafiou a moral do seu país para poder participar da vida literária parisiense.
Aurore Lupin nasceu em Paris,em 1804.Aos 18,se casou com o barão François-Casimir Dudevan e teve dois filhos:Solange e Maurice.Seu casamento durou nove anos.
Em 1831,tornou-se amante do escritor Jules Sandeau,em um tempo em que as mulheres tidas como "honestas" e "de família",não saiam de casa e viviam para o marido e para os filhos.Juntos,escreveram um livro entitulado "Rosa Branca" e assinaram com o pseudônimo Jules Sand.Logo,os dois se separaram,mas o sobrenome (Sand)eau inspirou o pseudônimo adotado por Aurore.Depois,teve uma relação intensa e conturbada com o poeta Alfred de Musset,20 anos mais novo,um dos maiores ícones do ultra-romantismo francês.
No entanto,seu casos amorosos são meros detalhes:Sand escreveu 63 romances,18 peças de teatro e 10 ensaios filosóficos e literários.Também foi colunista das revistas "Revue des Deux Mondes" e "La Revue de Paris" e do jornal "Le Figaro.Mais:teve sua correspondência toda publicada em 27 volumes.
Sand também foi ativa politicamente.Pregava o socialismo utópico e o respeito à pequena propriedade.
Em virtude do bicentenário do seu nascimento,o Ministério da Cultura francês proclamou o ano de 2004 como sendo o "Ano George Sand",com inúmeros eventos em sua homenagem
Mas...voltando ao Chopin...Sand foi amante dele por 9 anos!Ela também conviveu com ilustres como Franz Listz,Alexandre Dumas e Victor Hugo.Faleceu em 1874.


AGORA VOCÊS DEVEM ESTAR SE PERGUNTANDO:POR QUE SERÁ QUE ELA SE VESTIA DE HOMEM?LÁ VAI ENTÃO A RESPOSTA,DADA POR ELA MESMA:

"Desejava ardentemente perder o meu provincianismo e informar-me diretamente sobre as idéias e as artes do meu tempo...mas estava a par das dificuldades de uma pobre mulher em gozar esses luxos...Assom,mandei fazer um redingote-guérite(casaco comprido masculino usado em 1830) em pesada fazenda cinzenta vem como calças e casaco a condizer.Com chapéu também cinzento e um enorme lenço de lã,tornei-me a imagem de um estudante.Não consigo expressar o prazer que me davam aquelas solas revestidas a ferro,sentia-me firme a andar pelas ruas e corri Paris de uma ponta a outra.Dava-me a sensação de que poderia dar a volta ao mundo.Com aquelas roupas não temia absolutamente nada.Saia para a rua estivesse o tempo que estivesse,voltava para a casa a qualquer hora da noite,sentava-me em qualquer lugar obscuro do teatro.Ninguém me prestava atenção e ninguém suspeita va do meu disfarce".(História da minha vida)

7 comentários:

João Silva disse...

oi, gabby
já aprendi mais um pouco com vc!
Conhecia o nome de A. Lupin e sabia que ela foi uma escritora. Mas todos estes factos sobre a sua vida são muito interessantes.

1 beijo grande!

Leonardo Rodrigues disse...

Oi gabby!
Volto eu.
Desculpe, fiquei ocupado tanto tempo que nem respondi suas mensagens e nem dava uma olhada nesse lugar tão interessante q é isso aqui.
Adorei a história da Lupin, adorei o lance do link com o chapolin, não conhecia a história, é realmente fascinante pois não era qualquer mulher q fazia isso mesmo não!

tá mto maneiro isso aqui! parabéns!

bjus

leo

Anitche disse...

parabéns pelo blog e pela sua capacidade de difundir a cultura!!!

muita felicidade e sucesso para você!!!

como foi o enel aqui em brasília?

paz e bem,

Kafé Roceiro disse...

Gostei imensamente do texto. Não sabia disso! No mais estarei te linkando hoje. Beijos do Kafé.

O empírico disse...

Quem diz que Chapolim não é cultura???

Anônimo disse...

Lindo texto. Não sabia absolutamente nada sobre a existência dessa pessoa deslumbrante, inteligente! Bom ter amigos de alto nível, por essa razão! Vi que a Aninha perguntou sobre o Enel em Brasília. Você veio aqui? Podíamos ter nos conhecido. A banda do meu irmão, chamada Manjaro, até tocou nesse evento. Também tive banda, componho e tal, digo isso por ter revelado que também é musicista. Não sou musicista. Não tenho essa formação. Mas adoro tudo o que envolve música. Sou assíduo frequentador do Clube do Choro de Brasília, um verdadeiro templo da música. Parabéns por tudo e, não mais fique tanto tempo sem postar. Sinto falta e acredito que isso seja o sentimento comum dos demais. Sim, estarei no Rio a partir do dia 14 de setembro. Vamos combinar uma praia ou um passeio com a minha trupe! Bjos.

Gabriela Barbosa disse...

GENTE,NÃO SABIA QUE ESSE SIMPLES TEXTO FOSSE CAUSAR TANTO IMPACTO!OBRIGADA PELOS COMENTÁRIOS!