sexta-feira, janeiro 28, 2011

Sim! Existe vida fora do Rio!

  Parece óbvio esse título e realmente é! É claro que existe vida fora do Rio! Mas ainda há muitos cariocas, ignorantes é claro, que pensam que, saindo do Rio, o Brasil acabou!
  É até engraçado ouvir certos cariocas dizendo isso, já que A MAIORIA DESCONHECE A CIDADE EM QUE VIVEM! Meu pai já me dizia isso e eu,a cada dia, faço essa constatação! E eu não me refiro apenas aos monumentos e lugares históricos, mas também aos bairros em geral. Vou dividí-los em dois grupos:


  • Cariocas que não conhecem os locais históricos da cidade;
  • Cariocas que não conhecem os bairros em geral.

   CARIOCAS QUE NÃO CONHECEM OS LOCAIS HISTÓRICOS DA CIDADE:

    Geralmente, são aquelas pessoas que acham que conhecimento histórico é cultura inútil, preferem passar o dia inteiro dentro de um shopping qualquer, gastando o que não podem, a conhecer a cidade. Dão sempre desculpas do tipo: " É tudo muito caro! Não tenho tempo! Para quê vou querer saber onde os Presidentes moravam antes de a capital ser transferida para Brasília?" ,ou seja, são pessoas ignorantes! Quem é bem- informado sabe muito bem que a maioria dos museus do Rio têm entrada franca, pelo menos em alguns dias da semana(incluindo fins de semana) ou os ingressos são bem baratos( por volta de R$ 5) e estudantes e idosos ainda pagam meia entrada. 
    Também se enquadram nesse grupo aquelas pessoas que trabalham, por exemplo, no Centro, estão sempre passando batidas por prédios como Theatro MunicipalPalácio Pedro ErnestoBiblioteca Nacional,Museu Nacional de Belas Artes, só para citar alguns, e não têm a menor curiosidade em saber o que funciona ali dentro. " Pra quê?"- é o que muitos dizem!

    CARIOCAS QUE NÃO CONHECEM OS BAIRROS EM GERAL

    É claro que ninguém é obrigado a conhecer todos os bairros de uma cidade! Mas também não têm o direito de terem visão caricata em relação a alguns deles e falar um monte de besteiras! Se tem uma coisa que eu não suporto é ouvir pessoas falando sobre coisas,pessoas ou lugares que elas não conhecem!
    Me refiro à pessoas que moram na Zona Sul da cidade (SEI QUE NÃO SÃO TODOS, MAS SÃO A MAIORIA!) e em bairros como Méier, Tijuca e Grajaú(QUE SE ACHAM A ZONA SUL DA ZONA NORTE! SEI QUE NÃO SÃO TODOS OS MORADORES DESSES BAIRROS QUE PENSAM ASSIM,MAS, INFELIZMENTE,SÃO A MAIORIA!). Na mente dessa gente, os outros bairros da Zona Norte são o que há de pior para viver, "não têm nada" (ESSE "NADA" É QUE EU,ATÉ HOJE,AINDA NÃO CONSEGUIR DEFINIR! O QUE É O "NADA" AFINAL?), são distantes de tudo, os moradores não possuem saneamento básico, são pessoas "sem cultura",que não têm acesso a nada(MAS UMA VEZ,O "NADA" APARECE!) enfim, ELES ACHAM QUE O RESTO É O RESTO!

    Bom, se você se enquadra em uma dessas categorias, mesmo que seja em outra cidade(PORQUE ISSO VALE PARA QUALQUER CIDADÃO!), tente mudar! É muito ruim falar sobre o que não conhece! E o pior:falar bobagens! Passe a conhecer melhor a sua cidade! Porque, se for para falar que não existe lugar melhor no mundo para se morar,além da sua cidade...realmente você precisa conhecê-la muito bem!
  


  Haverá continuação! Comentem!



2 comentários:

A rapadura é dura mas é doce... disse...

Calma Gabi, as vezes é melhor criar uma oportunidade do que se revoltar com um fato. Que tal se tornar a primeira guia turística do subúrbio? aposto que a maioria não tem preconceito contra Irajá e sim desconhecimento! eu mesmo não sabia daquela igreja de 1600 e caralhada!!

Fica a sugestão. Beijão.

Mari disse...

Infelizmente, principalmente os nossos jovens não sabem o que é um museu, uma peça teatral, um bom filme. Estão presos ao imediatismo e à futilidade. Cabe a nós, professores, formadores de opiniões, pais, tios, ou simplesmente pessoas mais vividas, tentar mudar esta realidade, mostrando o quão belo é o lugar que se mora e a riqueza cultural que temos.
Ótimo post, Gabi!