quarta-feira, setembro 14, 2011

O "Old-fashioned" que é "fashion"-um pouco sobre um dos restaurantes mais antigos do Rio


    Quem é carioca da gema ou mora aqui há anos,sabe bem que o Rio(e seus habitantes,rs!) vivem de modismos! Um clássico exemplo do que estou falando são as diversas boates que aqui são inauguradas,vivem lotadas por uns 5 anos ou menos e depois caem no ostracismo,culminando em falência.E o que dizer de restaurantes??? A crítica gastronômica elogia,celebridades passam a frequentá-los,mas eis que,um dia,se acabam!

     Infelizmente, são poucos os restaurantes que resistem aos modismos efêmeros com charme e boa clientela.Um deles chama-se Leiteria Mineira e,só a título de curiosidade,é o meu restaurante favorito nessa Cidade Maravilhosa!

     A Leiteria Mineira foi fundada em 1916,ou seja,no ano das Olimpíadas do Rio ele completará 100 anos! Atualmente,se localiza na Rua da Ajuda,mas já teve como endereço a antiga Galeria Cruzeiro(atual Edifício Avenida Central,na Av.Rio Branco) e depois ela foi para a Rua São José,82, de onde também teve que sair em função da venda o prédio.Hoje,no local,há uma filial do KFC.   

    
 Leiteria Mineira-quando ainda era na Galeria Cruzeiro,atual Edifício Avenida Central,na Av.Rio Branco-Centro


  Atual endereço:Rua da Ajuda,35-Centro do Rio


    Agora,a pergunta que não quer calar: como pode um restaurante,em pleno Rio de Janeiro(uma cidade cheia de modismos),resistir por tanto tempo? Querem saber o que eu acho??? A Leiteria Mineira ainda resiste até hoje pelos seguintes motivos:


Não ter se rendido aos modismos gastronômicos:

    A Leiteria Mineira conservou o seu cardápio,com algumas alterações. Alguns pratos que lá são servidos no café da manhã raramente são encontrados em outros restaurantes.Vejam só: 


  •  Café da manhã: mingau de aveia, creme de maizena, arroz doce, coalhada e torradas Petrópolis;

  • Almoço:um prato novo a cada dia, como picadinho com quiabo e arroz; frango grelhado com creme de milho; rabada com polenta e agrião; e estrogonofe de carne com arroz e batata sauté. A canja de galinha é sucesso garantido e não sai do cardápio;
  • Lanche: sanduíche americano, misto quente e milk-shake



Todos os seus funcionários são idosos:
  

      Pode parecer besteira e,a princípio, nem fazer diferença,mas o fato de os funcionários serem idosos explica muito do sucesso do restaurante.Vamos lá!
      A maioria deles trabalha lá desde as décadas de 50 e 60! Ou seja,eles começaram jovens!Grande parte do que sabem sobre suas profissões aprenderam lá,na prática.E pelo que eu noto,todo mundo ali deu um pouquinho do seu sangue pelo restaurante!Virou um caso de amor,tanto que muitos dos funcionários de lá já se aposentaram,mas permanecem trabalhando.E,como já está mais do que comprovado,quem trabalha no que gosta e onde gosta,trabalha feliz!Além disso,como é sabido,quem é idoso hoje aprendeu desde jovem a tratar bem e a respeitar os outros,coisas que a muito tempo foram deixadas de lado e,infelizmente,os jovens recém-lançados ao mercado de trabalho deixam a desejar!E toda essa bagagem,essa experiência de vida e sabedoria inerentes ao idoso,contribuem definitivamente para que a Leiteria esteja aí,a todo vapor,cheia de clientes! É impressionante! Vou lá,os garçons me tratam como se eu fosse da família deles! Experimentem ir lá e confiram,gente!
     


     Um fato curioso é que a grande maioria dos clientes da Leiteria são idosos!Quando eu vou lá,olho ao redor e percebo que sou a mais jovem.Os idosos me olham com espanto e imagino que eles devam pensar:  "Quem falou desse restaurante para essa garota?" E agora respondo: conheci a Leiteria aos 19 anos,lendo uma matéria sobre os restaurantes mais antigos do Rio.Fui lá e virei fã! E quando eu me sento numa daquelas mesas,fico pensando quanto tempo de vida ainda terá a Leiteria...O que será do restaurante quando aqueles idosos se forem? Por isso,como fã do restaurante,me sinto um pouco responsável por promover essa renovação da clientela(porque dos funcionários,sinceramente,não tenho poder para tal!) Não sei se os idosos que lá frequentam também têm esse mesmo tipo de preocupação...Não sei se alguns deles levam os filhos e netos e desconheço as estratégias de marketing do estabelecimento,ou melhor,ousaria dizer que são:tradição,funcionários altamente qualificados em todos os sentidos e propaganda boca-a-boca(a melhor propaganda que existe na face da Terra!). A Leiteria é um "Old-fashioned" que é "fashion" ainda!!!!

       Ótima sugestão para um passeio no meio de semana a tarde,já que a Leiteria só abre de segunda a sexta!


Abraços a todos!
     

4 comentários:

Mario disse...

Durante o periodo da Greve dos Profissionais da Educação do RJ, sempre que ia ao acampamento na Rua da Ajuda dava uma passadinha na L.M, p tomar um café com leite e um pãozinho com queijo minas, muito bom, ambiente calmo e tranquilo...

recomendo também

Alisson disse...

Eu,tenho um grande apreço pelo restaurante e por diversas vezes tive a oportunidade de comer lá, e a comida é saborosa e alta qualidade, e os preços são convidativos.

Fábio Rodrigues disse...

É um bom restaurante, que deve ser conhecido por pessoas que não o conhecem e ser respeitado por todos...são poucos os lugares em que se tem coisas tradicionais e bem feitas. Vale a pena visitá-lo.

Rennan Rebello disse...

Sou carioca da casca, mas vira e mexe apareço lá na LEITERIA MINEIRA desde meados de 2007. Curto muito este lugar, tenho boas recordações e outras, enfim é melhor voltar a tentar esquecer...

Parabéns, pelo artigo. Você não só "resgatou" a história que está lá "imóvel" e muitos passam por lá e ignoram, como deu uma outra visão sobre os funcionários e a clientela. Talvez seja um marketing, talvez seja o costume mas eu já vi muito jovens como nós, lá! "Leiteria Mineira é o que há" Assim, como o Amarelinho, Confeitaria Colombo ou aquela Laranjada com Pastel ali na Rua dos Andrada, entre outros...

Duca!!!

Parabéns,outra vez!

Ps´Ah! E para manter algo como a Mineira até os dias de hoje, além de capital e marketing há de ter ATITUDE. Mineira is rock n´ roll too