domingo, novembro 20, 2011

A ilusão de que o casamento resolverá todos os problemas

Para ler ouvindo "Look at Yourself",do Uriah Heep.


Boa noite!

     Infelizmente,em pleno século XXI,a mulher é ainda muito cobrada para se casar e ser mãe.Eu,inclusive,ainda ouço coisas do tipo:"a maior realização da mulher é ser mãe!" E nos tempos de hoje,a idade,digamos, máxima,para que isso aconteça,é aos 30 anos! Com isso,mulheres que estão na faixa dos 26, 27, 28, 29 anos, se não tiverem uma cabeça firme e embarcarem na onda de tias,amigos,primos e pais "malas-sem-alça-que-adoram-se-meter-na-sua-vida",vão acabar pirando na batatinha e entrando numa fria na busca desesperada por um marido ideal! E isso me faz lembrar muito daquela peça argentina entitulada "Não sou feliz,mas tenho marido".,que aqui no Brasil foi encenada pela atriz Zezé Polessa.
     As pessoas em geral,sejam homens ou mulheres,na nossa cultura,pensam que o casamento é uma espécie de "tábua de salvação" de todos os problemas.Há ainda quem pense e sinta que só será de fato feliz quando finalmente se casar.Ou seja,somos infelizes e a felicidade só virá ao subirmos ao altar.Será verdade?? Triste,não?!
     Quem é ou já foi casado sabe bem que não é assim que a banda toca: podemos até nos livrar de alguns problemas ao nos casarmos,mas aí adquirimos outros novos!Hahahaha,é assim mesmo.Senão,não teríamos,por exemplo,a tão conhecida "solidão a dois",que consiste em duas pessoas que vivem juntas,mas que se sentem sozinhas por vários motivos tais como: falta de parceria,amor,diálogo,afinidades e por aí vai... Há também nesse "pacote casamento" os problemas financeiros, com os filhos(caso os tenha) e os "problemas pequenos":gases a solta, tampa do vaso sanitário levantada, pasta de dente aberta, toalha molhada sobre a cama,entre outras coisas. E são justamente esses problemas pequenos que acabam,muitas vezes,por minar um casamento.


Ao nos casarmos,adquirimos novos problemas
                       

           Particularmente, detesto esses clichês do tipo "você me completa","metade da laranja",sabem por que? Porque tenho certeza de que NÃO FOMOS FEITOS INCOMPLETOS! Acho mesmo que, quem espera ser "completo" por alguém,é porque precisa urgentemente de ajuda psicológica! ACREDITO QUE TODOS NÓS SOMOS INTEIROS,MAS QUEM AINDA NÃO SE SENTE ASSIM,DEVE BUSCAR A COMPLETUDE EM SI MESMO E NÃO EM OUTRA PESSOA! Acho mesmo que o bacana de um relacionamento é estar com alguém por GOSTAR desse alguém e não por PRECISAR desse alguém! Não gosto dessa coisa da dependência afetiva! E o pior é que a maioria das pessoas acreditam mesmo nessa coisa de "metade da laranja",etc e tal.
     Semana passada assisti ao filme "Comer,Rezar,Amar",baseado em livro homônimo. A personagem Liz Gilbert(autora do livro) é interpretada pela atriz Julia Roberts. Não pretendo contar o filme,mas uma coisa me chamou bastante atenção nele: o fato de a personagem/autora do livro ser divorciada, viajar pelo mundo sozinha e causar estranhamento nas pessoas-"mas a senhora não é casada?" ,"Como tem coragem de viajar sozinha?" ,"A senhora precisa é de um marido!",entre outras frases dessa natureza,são amplamente faladas no filme. Com isso,concluo que essa mentalidade de que mulher sozinha é uma merda não é só no Brasil,mas no mundo inteiro e mulher que viaja sozinha é mal vista! Eu sei bem o que é isso pois estou nesse barco: 27 anos,solteira (bem comigo mesma,isso é o que importa!) e causando estranhamento em algumas pessoas por gostar de viajar sozinha por aí e não estar na busca desesperada por um marido! Penso em me casar um dia,sim! Mas casamento,na minha cabeça,é a consequência de um namoro bem-sucedido e não deve ser na base do desespero por ter um par!Não vou me casar pra "começar a ser feliz",como muita gente acha que assim é que tem que ser!


                                                   Trailler do filme "Comer,Rezar,Amar"




     Sabe aquela frase famosa que diz "primeiro,ame a si mesmo para depois ser amado por outra pessoa"? Acredito muito nela! Já pararam pra pensar que é quando estamos nas nossas melhores fases "us,ourselves and we" é que aparecem pessoas interessantes?? Quando estamos depressivos,parece que afastamos pessoas legais!



Pensem nisso!


Abraços a todos!



Gabriela


PS: sintam-se livres para discordarem de mim! 

3 comentários:

Rennan Rebello disse...

Acredito no casamento, apesar de ter fobia. Não pretendo casar mas estimulo não como uma mala-que-quer-se-meter-na-vida-de-não-sei-quem-por-pura-babaquice.

Enfim, CONCORDO COM TUDO QUE DISSESTE NO POST.

Noise!

Ps´Quanto ao filme ainda não assisti mas assistirei.

Florzinha disse...

Acho quase impossível discordar de você, Gabi.

É mesmo um saco as malas ficarem o tempo todo perguntando pq vc tá sem namorado, aí qdo tá namorando a pergunta é quando você vai casar e agora tudo que eu ouço é "quando vem um neném por aí?". Até o médico do trabalho, que é pago pra marcar X num formulário e dizer que eu posso trabalhar, fica me perguntando isso a cada periódico!!

O que eu vejo da experiência de muitas pessoas e da minha tbm é que, no fim, muita gente acaba casando pra ter certo controle sobre sua própria vida, especialmente as mulheres. Não foi por isso que casei, mas como sou já tenho marido (kkk) posso até mostrar minha tatuagem pq agora ela não se mostra mais como empecilho para que um homem com boas intenções se aproxime de mim. Rola um medo pavoroso na minha neurótica família paterna que as pessoas fiquem solteiras (homens ou mulheres), eles meio que acham que as mulheres precisam de homens para ter segurança, financeira especialmente, e os homens precisam de mulheres que lhes deem juízo (pq as mães da minha família são aparentemente incompetentes para educar seus pimpolhos). Minha avó só gostou do Marlon pq acha que ele ganha umas 4 vezes que ele realmente ganha (tudo da cabeça dela) e se desespera qdo meu irmão termina um namoro, pq aí ele vai pra farra, mas agora ele tem uma namorada que vai junto com ele e minha avó perde o sono.

Acredito muito no casamento, mas de uma forma totalmente diferente. Acho que eu e vc já falamos disso, eu penso que paixão não tem muito a ver com casamento, pq uma pessoa apaixonada é muito idiota, e fica achando que só é completa (prova maior da idiotice do apaixonado é achar que não é completo sem o outro) com o outro, vive em função do outro, chama o outro de minha vida, meu ar. Tenho medo é disso! Eu sou uma pessoa completa e independente que optou por estar junto de outra pessoa numa espécie de sociedade por tempo indeterminado. Adoro quando me perguntam: Mas, seu marido deixa você sair sozinha? Parece até que eu vou pro Castelo...

Na verdade, acho muito mais romântico alguém dizer que optou por estar comigo do que estar comigo como necessidade vital.
Eu e os meus comentários gigantes... acho são seus posts q me inspiram! Bjs

Anônimo disse...

Façam como eu... Não se relacionem. Nunca!