sexta-feira, agosto 17, 2012

O nerd das Humanas

   Quando se ouve a palavra "nerd",o que vem às nossas mentes? Um cara que é fera em Matemática,Física e Química,que é viciado em games e em tecnologia,que não tem vida social( embora esse traço já esteja mudando..) Mas, e aquele cara que é fera em línguas, História, Geografia, Filosofia, Sociologia,que é viciado em Literatura, que é "rato" de museus, teatros e cinemas? Que nome daríamos a ele?Poderíamos chamá-lo de "Nerd" das Humanas?!  


Ao ouvirmos a palavra "nerd",pensamos logo em caras como esses acima...






  ENTÃO TÁ! Pode ser! E como ele seria?

   O "nerd" das Humanas possui uma vida social agitada.Ele se comunica muitíssimo bem,tanto através da fala quanto pela escrita! SIM!!! Porque ele ADORA ESCREVER poemas,contos,crônicas e,quem sabe futuramente,uma peça teatral!? Ele está sempre nos melhores cinemas da cidade,sempre vendo um filme de arte.E depois da sessão,ele sai com os amigos e faz um debate sobre o filme.Mais tarde, ele vai postar no seu blog, Twitter ou Facebook,as suas impressões sobre o filme. SIM! O "nerd" das Humanas também usa a tecnologia, mas de uma forma diferente da dos típicos "nerds" que a maioria das pessoas conhecem: ele a usa,por exemplo, para baixar os clássicos das literaturas de diversos países,aqueles justamente que ninguém mais acha nas prateleiras das livrarias.Ele também baixa discos raros,pois é fissurado em música...mas apenas a música boa!Além disso,posta as fotos das suas viagens de turismo histórico e cultural,de lugares como São Paulo,Buenos Aires,Ouro Preto,etc.
   O "nerd" das Humanas é um romântico incurável e usa a sua inteligência na hora das conquistas.Ele sabe impressionar e,logo de cara,no primeiro encontro, convida a pessoa para ir a uma exposição ou ao teatro,sabe por quê? Porque ele quer CONVERSAR e na balada,fica difícil! Melhor ainda será se ele descobrir que a outra pessoa tem muitas afinidades com ele! A partir de então, haverão vários pretextos para se falarem e se verem: empréstimos de livros,filmes e CD's, uma ida a uma nova livraria, uma "voltinha" num centro cultural,só para citar alguns exemplos.
   O "nerd" das Humanas é,por excelência, aberto ao conhecimento e é um ávido por compreender a mente humana. Apesar de ser chamado de "nerd" das Humanas,ele é um curioso e,frequentemente,troca uma ideia com algum engenheiro ou médico,por exemplo,ou lê algo sobre Medicina,Física ou Exploração do Petróleo.Ele é super a favor da interdisciplinaridade e entende que as ciências e os conhecimentos das mais diversas áreas se complementam.Ele pode não ser bom nas chamadas "Exatas",porém não ignora a importância das mesmas!
   O "nerd" das Humanas é um cara que respira política.Ele,não necessariamente,é filiado a algum partido político,mas,de alguma forma,está lutando por um mundo melhor,mesmo nas pequenas coisas:não joga lixo nas ruas,não usa carro para se deslocar em curtas distâncias(prefere ir a pé ou de bicicleta), cultiva uma mini-horta,zela pela educação de seus filhos e está sempre de olho nas atuações dos políticos.
   

   Preste bem atenção!

  O "nerd" das Humanas não é melhor nem pior que ninguém. Ele está por aí,bem perto de você,mas muita gente nem repara nele! Infelizmente,para grande parte da sociedade brasileira,ser inteligente está diretamente ligado com ser muito bom nas ditas Exatas,pois somente essas ciências são vistas "com bons olhos" e prestígio pelo povo.Já ouvi muita gente falar(e já escrevi sobre isso aqui): "Pra que vou querer saber História,Literatura,Sociologia,Geografia,Filosofia...? E,pasmem,uma pessoa da minha família já disse uma vez que,caso fosse Ministro da Educação,tiraria do currículo escolar disciplinas como História e Geografia.


      "QUE BURRO! DÁ ZERO PRA ELE!"

  Gostaria que,um dia,os brasileiros dessem mais valor aos "nerds" das Humanas. Países como o Chile já o fazem! Prova disso deve-se ao fato de que os chilenos elegeram diversos historiadores como sendo "Os Maiores Chilenos de Todos os Tempos",em um concurso veiculado na mídia. Isso é reflexo da excelente educação e politização dos "hermanos".Por aqui,ser "apolítico" e não pensar é a lei!





Como é,afinal,a cara do "nerd" das Humanas? Alguém sabe?
                                                    



Dedico esse texto a todos aqueles que não são tão bons com os números,mas são brilhantes,sensíveis e românticos! Para aqueles que sonham em fazer um filme,subir num palco ou ainda,que sonham em escrever um livro!


Por Gabriela Barbosa

3 comentários:

Willian Alves de Almeida disse...

Demais Gabi, vou compartilhá-lo no meu face!

Florzinha disse...

Lindo texto! Acho que ninguém pensa em alguém de humanas como nerd, afinal, deve ser muito fácil ficar lendo uns livrinhos, nem fazem conta nenhuma, não há nerdice sem cálculos quilométricos.
Vamos agora ampliar nossa concepção do que é ser nerd!

Professor Pablo Nardi disse...

Concordo com muitas coisas que disse, mas desconfio que esse esteriótipo não existe nem nas exatas muito menos nas humanas.

Nerd pra mim é uma forma estereotipada que os estudantes acharam para ver o cara que não se socializava e estudava muito. Na verdade, acho um preconceito separar. Mas enfim. Bom texto.