sábado, dezembro 06, 2014

Sobre o Brasil

Por Jairo Barbosa

    O Brasil é um país curioso. Esperamos 514 anos para sabermos que aqui nessa terra, cujo povo é risonho e alegre e onde "em se plantando, tudo dá", os juízes da esfera judiciária são "deuses". Pelo menos, é o que pensa o juiz envolvido no episódio com a equipe da Lei Seca.
    Ao usar o artifício chamado "carteirada" e ouvir da funcionária que "juiz não é Deus" (e de fato não é!), o meritíssimo "rodou a toga": deu a ela voz de prisão e processou-a por desacato a autoridade. Ou seja, na concepção dele, "juiz é Deus" e quem ousar pensar ao contrário, tem que ser punido.
    Todo brasileiro, ao nascer, começa a ouvir e a falar, entre outras baboseiras, que somos o país do futuro, que temos a maior festa popular do mundo, que somos o país do futebol e a mais "confortante" de todas as frases-clichês: "Deus é brasileiro". Analisando a história do Brasil, principalmente as atuações de parte de seus homens públicos, desde o seu descobrimento aos dias atuais, com seus escândalos do "mensalão", "petrolão", Correios e muitos outros, e sabendo que fomos criados, segundo a Bíblia, à imagem e semelhança de Deus, eu pergunto: será que esse Deus, que todos nós pensamos ser brasileiro, também é juiz?
      Se for, está explicado porque o Brasil é assim.
      É porque "a gente é assim", não é, Cazuza!?

Juiz "deus"

Um comentário:

Anônimo disse...

"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder."
(Abraham Lincoln)