segunda-feira, novembro 17, 2014

Sobre a Feira Cultural 2014 do C.E.M.J.B.M. ou Sobre Como a Criatividade Venceu a Preguiça

       Nos últimos dias 13 e 14 de novembro, aconteceu a Feira Cultural do colégio estadual onde leciono, na zona norte do Rio de Janeiro. O evento já faz parte do calendário escolar há alguns anos e é planejado com bastante antecedência, além de ser aguardado com ansiedade por alunos e professores.
       Quem tem filhos adolescentes e/ou lida com essa faixa etária de alguma forma, sabe que, em geral, eles são muito preguiçosos com os estudos, além de serem indisciplinados. Os professores sempre os aconselham a manterem notas boas logo no início do ano letivo, a fim de evitarem recuperações, dependências e consequentemente, reprovações. Afinal, não são todos os professores que possuem o tal "espírito natalino", isto é, dão "pontinhos" para ajudarem os alunos a passarem. Pois bem, mesmo com tantos conselhos e dicas, eles preferem sofrer e se desesperarem aos "45 minutos do 2o tempo", diante de uma provável reprovação.
        O último dia 13 de novembro, porém, foi para mim uma grata surpresa. Eu e uma colega professora de português ficamos responsáveis por uma turma de 1o ano do Ensino Médio na Feira Cultural. O tema central: profissões. A profissão escolhida por eles: carreira militar. A turma foi dividida em 3 grupos: Marinha, Exército e Aeronáutica. Eles pesquisaram, montaram maquetes, fizeram cartazes e, pasmem, até marcharam. Tudo por 3 pontos na média, é claro. E foi assim que a criatividade (e o desespero) venceram a preguiça. Mas eu diria que, no fundo, eles adoraram fazer tudo isso e aprenderam muitas coisas interessantes.
         














Parabéns, turma!



            PS: tive que ouvir piadinhas dos invejosos pelo tema escolhido. Lembrando que quem escolheu falar sobre carreiras militares foi a turma! 
             Outras duas turmas escolheram falar sobre Polícia (civil, militar, rodoviária e federal). Os "intelectuais" devem ter ficado irados!

Nenhum comentário: