sábado, março 31, 2007

Juventude carioca-um breve raio x

SERÁ QUE A JUVENTUDE DO RIO É ISSO MESMO,TÃO ENGAJADA,TÃO POLITIZADA,TÃO COSMOPOLITA?
TENHO CERTEZA QUE NÃO!!!


Fico,as vezes,pensando em como é,de fato,a juventude carioca!!!Vejo os jovens daqui se achando tão cosmopolitas,tão engajados,tão politizados,"que o Rio é a segunda cidade do Brasil e aqui temos acesso a tudo","que temos mente aberta",y otras cositas más.Será que é tudo isso mesmo???
Vou lhes contar uma historinha e aí vocês tirem suas próprias conclusões:

Os personagens são
X e Y.

X é um rapaz,estudante de Direito da UERJ(Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Y é estilista.

X se acha muito inteligente e acha que ninguém é bom o suficiente para ser seu amigo,porque ele é "simplesmente o cara".Fala que odeia o Bush e os EUA,mas se rendeu a Nova Iorque!!!Acha que não há "vida" fora do eixo Rio-São Paulo e,do alto do seu conhecimento,nunca ouviu falar em praia de rio,pois como carioca, jovem e pseudo-intelectual,acha que rios são esse valões que se vê por aqui!!! X ainda tem preconceito contra gays,nordestinos-ele acha que só há pessoas feias no nordeste e estranha o fato de eu admirar a beleza nordestina,além de chamá-los de "paraíbas"-e,pasmem,portugueses(que me desculpem os próprios,mas é a mais pura verdade). Y não é diferente:também acha que os "paraíbas"são muito feios e acha estranho o fato de eu ser louca para conhecer Portugal:"mas o que tem pra ver e fazer lá?"Também acha que nos demais países latino-americanos só há pessoas feias!!!! Y também se acha revolucionária,mas se rende a umas boas comprinhas no shopping.
São fatos que me fazem questionar se o jovem carioca é mesmo
"mente aberta".Esse mesmo jovem "mente aberta" que diz que o amigo tem "cara de paraíba",que chama a Feira de Tradições Nordestinas,que fica no bairro de São Cristovão,de "Feira dos Paraíbas",que acha um absurdo uma pessoa adotar uma criança com Síndrome de Down,que não entende como alguém tem coragem de se casar e ter filhos com um(a) negro(a),que acha que quem quer visitar Portugal é maluco,entre outras coisas(MUITOS JOVENS ACHAM QUE PORTUGAL SÓ TEM VELHO E QUE AS MULHERES DE LÁ TÊM BIGODE,POR MAIS LOUCO QUE SEJA ESSE PENSAMENTO).O pior é que se tratam de jovens "com cultura"(EU DISCORDO TOTALMENTE DESSA IDÉIA,PORQUE INSTRUÇÃO É UMA COISA E CULTURA É OUTRA!!),que formarão "a elite intelectual" do Rio!!HAHAHAHAHA!!!!
Mas a "pérola" da vez ficou por conta do jovem
Z ,estudante de Letras Português/Francês. Ele riu muito de mim quando eu disse que ia passear no Peru.Pagando o maior mico(DETALHE:ELE PAGOU ESSE MICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO,A FAMOSA UFRJ),ele me perguntou,na frente de todos os seus amigos,o que tem para se fazer lá.Foi então que eu respondi.ALGUM LEITOR SABE??SE SOUBER,DEIXE NO COMENTÁRIO.
O jovem carioca só olha para seu próprio umbigo e vive de nostalgia pela ex-capital.Se acha a última bolacha do pacote,porque adora contar para todos que,quando viaja para fora do sudeste,faz sucesso com todos(as) só porque é carioca.Mas,é só fazer o teste:pergunte-os sobre o Rio e verá que eles só conhecem baladas.Nem devem saber que em 2008,por exemplo,comemoraremos 200 anos da vinda da Família Real portuguesa para cá,muito menos que o nosso chiado carioca,que eles tanto se gabam de ter,veio dos portugueses(de quem eles tanto debocham).Nem devem fazer idéia de que,quem trouxe a TV para o Brasil foi um paraibano chamado Assis Chateaubriand,entre outras coisas.E o que é pior:FICA DE RIXA COM PAULISTA!!!
X,Y e Z são pessoas do meu meio!Quantas pessoas que vocês conhecem são assim?E você:que tipo de pessoa você é?E,a pergunta que não quer calar:QUE TIPO DE JOVEM EU SOU?PENSEM E COMENTEM!!!


5 comentários:

Anônimo disse...

È assim mesmo afinal muitos dos que se acham intelectuais se tornam pessoas extremistas e narcisistas, pois ao invés de progredirem em seu conhecimento estão retrocedendo afinal, nem todo conhecimento tecnociêntifico é sinal de sabedoria espiritual e humana.
Um recadinho aos preconceituosos e rebeldes sem causa que vive em um mundo de fantasia:

Saibam que vocês fazem parte do mundo e da massa que vocês tanto julgam errada e não o contrário, outra antes de vocês criticarem, apresentem a solução daquilo que vocês acham que é um problema. Pois fazendo a sua parte você terá argumentos o suficiente para passar o seu conhecimento a diante.
Antes que eu me esqueça, também não fiquem dizendo que vocês estão fazendo a sua parte porque simplesmente se concederam pessoas CONTRA CULTURA.


Bom é isto que eu queria dizer.


Rodolfo (Sexta Feira 13)

Abraços !!


Ps* Gostei do tema abordado.....

Anitche disse...

gostei de sua reflexão, Gabi!!! Muito oportuna!!!

Concordo com sua análise sobre os cariocas... percebo um certo ar de superioridade quando vêm a Brasília, falam maravilhas do Rio e debocham daqui!!!

Detalhe: meu pai e cinco dos meus irmãos são cariocas!!!
quando vou a outros estados, me perguntam se sou do Rio, por que tenho um pouco de sotaque - bem leve... mas nasci e me criei em Brasília!!!

Grande abraço,

Paz e Bem,

Beatriz Fontes disse...

Eu tenho muito orgulho em ser carioca. Sei lá, amo demais minha cidade, essas coisas. Mas, definitivamente, não tenho nada a ver com essas pessoas que você citou aí. Tenho a maior vontade de conhecer Portugal, o Peru e um monte de coisa que nem sempre é a primeira opção das pessoas. :-)

Putz! Na boa!? Acho que você tá precisando buscar outras companhias, hein!? E nem adianta dizer que é esse tipo de gente (e só esse) que se encontra em Letras... Meus tempos de UERJ e as pessoas que carrego até hoje comigo provam que não é bem assim. Volta e meia ouço notícias de lá e tem coisa muito legal rolando. É saber procurar.

De resto, a vida é assim mesmo... Se a gente se guiar por estereótipos, só se ferra. No mais, compreenda, todos somos contraditórios mesmo. É a tal dialética. E pagamos pela boca...

Camila disse...

Faaaala Gabriela!!! Quanto tempo ... n sei se ja estive aqui, mas lembrei do seu blog e vim da uma olhada. Muito bom!!! Vc escreve bem e suas idéias são coesas!
Concordo plenamente com vc ... o jovem de hoje anda muito bitolado. Os cariocas entao ... nem se fale! Eu amo o rio mas cansei!! ahuahu vc deve conhecer essa frase! =P
Ta tudo demais aqui, e ninguem se leva a serio!!! Sabe qnd vai mudar? Nunca!!! Muita pena ...
Vai pra Portugal sim!!! Tenho uma amiga q foi pra la e achou uma maximo! Peru? Tenho um guia da revista viagem e turismo maravilhoso!! Muitas coisas legais pra conhecer la!!! =D Aproveita a vida! E foda-se o que pensam ... eles nesse mundinho vão bem longe, mas vc com sua instrução e cultura vai além! =)
Beijooooooooooooks!!!

*Camila*

Eu ainda tennho meu fotolog ta? ta abandonado como o seu blog! Mas o meu é pra escrever besteiras!1 hauhauauahau se quiser rir passe la!

Anônimo disse...

Gabriela,

Se lhe serve de consolo, esse é um problema mundial. Os jovens paulistas são assim, os jovens japoneses são assim (cultuam os EUA e o American Way of Life). Os americanos então... nem se fala. Talvez o jovem europeu seja menos obtuso por conta da proximidade de diversas culturas diferentes. Conselho: Conheça Portugal, Peru, Itália, Chile, Tailândia, Grécia, etc, etc, etc. Se banhe das diversidades culturais e históricas e se distancie cada vez mais desse mundinho dessas pessoas citadas. A ignorância é vizinha da maldade. Sergio