quinta-feira, setembro 22, 2011

A Justiça foi feita! Tiraram do ar o comercial que "embranqueceu" Machado de Assis!

   

   Nas últimas semanas eu e meu pai reparamos uma coisa muito estranha no novo comercial da Caixa Econômica(mais um daqueles que conta a história do banco,sempre narrado pela atriz Glória Pires): "embranqueceram"  Machado de Assis! Ignorância pura! Para quem é um pouco mais informado,sabe muito bem que,além de ser o homem que melhor retratou o Rio de Janeiro na literatura e foi fundador da Academia Brasileira de Letras,também era mulato,gago e epilético! Pois é.Eu poderia pensar em muitos motivos para "embranquecerem" Machado de Assis,mas todos eles são bem racistas! Será que muita gente(ou pelo menos os publicitários que criaram esse comercial) acham que um negro ou mulato não poderia ter o talento que Machado de Assis tinha? Ou será que eles acham que Machado de Assis era bom demais pra ser negro??? Não sei! Mas o racismo está aí,pra quem quiser ver!
    Defendo um novo comercial,dessa vez com um ator afrodescendente!


                                           Fonte: Jornal Destak- 22/09/2011


Comentem!

7 comentários:

Rennan Rebello disse...

Legal o artigo. Uma vez organizei um evento na UERJ Maracanã com o Machado de Assis como tema principal. Aprendi muita coisa sobre o bruxo do cosme velho inclusive que ele também foi crítico.

Enfim, repassarei este artigo a um camarada meu que faz parte de um grupo de pesquisa quilombola da UERJ.

Arthur Caldas disse...

A realidade é que vivemos em um país extremamente preconceituoso não só qaunto à cor da pele mas também pela localização geográfica, nível social e religião. Uma pena que, em pleno ano de 2010, percebemos pessoas tentando negar as nossas raízes históricas. Esse, infelizmente, é o verdadeiro Brasil!

Anônimo disse...

Muito legal o artigo, mostrar que a realidade intelectual de cada indivíduo enquanto indivíduo não é conceituada por raça e sutuação funanceira. Infelsimente o Brasil ainda não aprendeu a lidar com nossas raízes e culturas.

Gabriela Barbosa disse...

Erro gravíssimo!

André Vieira disse...

Adorei o artigo. Sejamos justos com quem mereceu.
"Se ages contra a justiça e eu permito que assim o faças, então a injustiça é minha." (Mahatma Gandhi)

André Vieira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fábio R. disse...

mais uma tentativa de mascarar a nossa sociedade e a nossa cultura. não assumir a nossa realidade, o nosso passado, é um crime contra a História Nacional. Machado de Assis era filho de pai mulato, com mãe portuguesa como a História do Brasil relata.